Professora Ana Lúcia debate bullying e cyberbullying nas escolas do Recife

Republicana promoveu audiência pública na Câmara do Recife na terça-feira (21), para debater ações efetivas para prevenção e combate a essas práticas

Publicado em 23/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 08:52

Recife (PE) – A vereadora Professora Ana Lúcia (PRB) promoveu uma audiência pública na terça-feira (21), na Câmara Municipal do Recife, para debater o bullying e o cyberbullying nas escolas do Recife, além de ações efetivas para prevenção e combate a essas práticas.

Segundo a republicana, a iniciativa surgiu a partir dos relatos ouvidos por ela em visitas à escolas, e também de conselheiros tutelares que trouxeram a necessidade de dar assistência nesses casos de agressão devido a sensibilidade do tema.

“Os professores vivenciam tudo. Não tem um dia que não chegue uma queixa de um aluno acompanhado dos pais. Alguns atingidos tendem a se isolar e tudo começa com um xingamento. Outros ficam cheios de ideias de vingança. Acredito que a prevenção seja a melhor resposta para tudo isso”, disse a vereadora.

Para o professor Francisco Ferreira, vice-presidente do Conselho Municipal de Educação da cidade, existe a necessidade de uma nova consciência em relação aos valores humanos. “Na escola, crianças e adolescentes estão em formação, é importante trabalhar a prevenção, é assim que teremos cidadãos mais conscientes. É a ausência de valores humanos que conduz à violência e ao preconceito”, pontuou.

O juiz da 1ª Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes, Doutor José Renato Bezerra, também falou da contribuição do Poder Judiciário. “A Lei 13. 431 de 2017 que entrou em vigor em 04 abril de 2018, reforçou todo um atendimento especializado em favor das crianças e do adolescentes. Foram criadas centrais de depoimentos especiais com atendimento acolhedor para vítimas e testemunhas que são atendidas por uma psicóloga, uma pedagoga. Antes as crianças e adolescentes chegavam em uma delegacia, e eram recebidas como um adulto. Nesses ambientes estão os adultos delinquentes, são ambientes que geram tensão. Mas o Judiciário reconhece que são vocês nas escolas, trabalhando na prevenção, que contribuem de maneira mais efetiva para a redução desse tipo de violência” destacou José Renato.

A coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar (Neve), apresentou uma agenda de trabalho e material impresso de apoio nas ações de prevenção ao bullying e cyberbullying nas escolas.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB em Pernambuco, doutora Patrícia Barbosa Leão, reforçou a importância dos pais prestarem atenção às mudanças de comportamento dos filhos, destacando que o comportamento muda quando os mesmos estão sendo vítimas de algum tipo de violência.

Durante a audiência, todos os que fizeram parte do debate destacaram em comum, a importância da prevenção, de um plano de ação que fortaleça parcerias entre as escolas e os órgãos que possam atuar no combate a essa forma de agressão, a necessidade de dar assistência a todos os envolvidos em uma ocorrência de bullying ou ciberbullying, e a importância do protagonismo das escolas na sensibilização sobre o tema.

Também estiveram presentes no evento representantes dos Conselheiros Tutelares, professores e gestores da rede Municipal de Ensino do Recife.

Texto e foto: Ascom – vereadora Professora Ana Lúcia
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend