Prefeitura protocola projeto que cria Central de Intérpretes de Libras em Caxias do Sul

Prefeitura protocola projeto que cria Central de Intérpretes de Libras em Caxias do Sul

Republicanos Tibiriçá Maineri, coordenador de Acessibilidade do Executivo; e Chico Guerra, chefe de gabinete da Prefeitura de Caxias do Sul

Caxias do Sul (RS) – A Prefeitura de Caxias do Sul protocolou no Legislativo na tarde de quinta-feira (9) um projeto de lei que tem como objetivo criar a Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e guias intérpretes para surdocegos, no âmbito do município. A Central ficará ligada à Coordenadoria de Acessibilidade do Executivo, sob o comando de Tibiriçá Maineri (PRB) e prestará atendimento diferenciado às pessoas surdas no município com o fornecimento de informações exatas acerca de inúmeros serviços.

A Central ainda fará o atendimento virtual, por meio de um chat de comunicação, em que o intérprete se comunicará com o surdo a distância e também presencialmente, o que permite o agendamento e o acompanhamento a consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS), em serviços públicos e outras ações institucionais da prefeitura.

“A linguagem é parte integrante no desenvolvimento do ser humano. A falta dela tem graves consequências para o indivíduo no que se refere ao seu desenvolvimento emocional, social e intelectual. Por isso o objetivo da proposta é garantir um atendimento de qualidade a pessoas surdas por meio de serviços de tradução e interpretação”, explicou o prefeito Daniel Guerra (PRB), que ainda em 2015, como vereador, já havia protocolado um PL que almejava a criação dessa Central. “Agora retomamos a matéria para que ela possa, enfim, sair do papel e facilitar a vida das pessoas com deficiência”, completou o republicano.

A Central deverá ser composta por profissionais capacitados, com qualificação técnica que possibilite a prestação de serviço e interpretação. O projeto está amparado pelo artigo 214 da Lei Orgânica do Município, que diz que caberá ao Município a criação de programas de prevenção, de integração social, de preparo para o trabalho, de acesso facilitado aos bens de serviços e à escola, entre outros.

Tibiriçá Maineri expressou o importante passo que foi dado rumo à sociabilização das pessoas surdas, por exemplo. “Os que apresentam essa deficiência se comunicam por meio de Libras, mas nem sempre as pessoas que são prestadoras de serviços compreendem essa linguagem. A comunicação é um processo de interação no qual se compartilha mensagens, ideias, emoções e sentimentos. Então nada mais justo do que proporcionar essas vivências a quem também tem direito de ser bem atendido e compreendido”, enfatizou o coordenador.

As despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas caso seja necessário. Se aprovada pelo Legislativo, a nova lei entrará em vigor em até 360 dias após sua publicação por conta da complexidade de criação do serviço.

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Mateus Argenta

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.