Prefeitura de Barra do Piraí (RJ) decreta intervenção na diretoria da Santa Casa

Prefeitura de Barra do Piraí (RJ) decreta intervenção na diretoria da Santa Casa

Ainda na manhã desta segunda, todos os vereadores se reuniram com o prefeito, no gabinete, para serem comunicados a respeito da decisão

Barra do Piraí (RJ) – O prefeito Mario Esteves (PRB) assinou, na manhã desta segunda-feira (20), o decreto que determina intervenção na Casa de Caridade Santa Rita de Cássia, popularmente conhecida como Santa Casa. De acordo com o chefe do executivo, a medida foi tomada em virtude da situação crítica do hospital, que, mesmo depois de receber R$ 400 mil em repasse do governo, não quitou salários atrasados de médicos e funcionários. Os trabalhadores ameaçam fazer um pedido de demissão coletiva, caso nenhuma medida seja tomada no sentido de solucionar o problema. Com a intervenção, a prefeitura pretende pagar os funcionários o mais breve possível.

Segundo o procurador geral do município, Marcelo Macedo Dias, o decreto do Executivo tem força de lei. “O único caminho legal que a diretoria da Santa Casa terá para tentar reverter o quadro é a Justiça. No entanto, acreditamos que os órgãos fiscalizadores e tribunais tenham total ciência do cenário conturbado que cerca o hospital, sobretudo no aspecto financeiro, uma vez que, mesmo recebendo recursos públicos e privados, não consegue estabelecer um equilíbrio no caixa da instituição. É uma situação que se agrava, ano após ano, e que, infelizmente, requer uma atitude drástica como essa para, enfim, ter um desfecho positivo para a população”, avalia o advogado.

Já o prefeito faz questão de frisar que não existe nenhuma tentativa de “falar mais alto” do que a diretoria que administra, hoje, a Santa Casa. “O nosso intuito não é brigar com A ou B, mas, sim, lutar em defesa daquelas milhares de pessoas que necessitam, diariamente, ser atendidas no hospital pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Não queremos criar traumas e esperamos que os gestores da unidade tenham sensibilidade para compreender que, neste momento, o melhor para Barra do Piraí, para os pacientes e até para a Santa Casa é a intervenção do Executivo. Fui eleito para priorizar os interesses dos barrenses e é isso que estou fazendo”, explica Mario Esteves.

O republicano destaca que, tão logo o interventor escolhido assuma os rumos do hospital, a primeira atitude será colocar os salários de médicos e demais funcionários em dia. “É preciso fazer com a Santa Casa o mesmo que estamos fazendo na prefeitura: gestão, com a correta aplicação dos recursos públicos. O ralo de desperdício de dinheiro tem que ser fechado, de uma vez por todas. A prioridade é pagar os salários atrasados e garantir a prestação de serviços aos usuários do SUS. Repito: não se tratar de comprar briga com ninguém, não é isso que queremos. No entanto, faremos o que for preciso para salvar a Santa Casa”, garante o prefeito.

O decreto do Executivo prevê o afastamento de toda a diretoria que administra a Santa Casa, atualmente, e a nomeação de uma comissão interventora, que irá gerir a instituição, sendo um braço do poder público municipal dentro da unidade. É a primeira vez que um documento com esse teor é assinado em Barra do Piraí, no que tange ao hospital. Ainda na manhã desta segunda, todos os vereadores se reuniram com o prefeito, no gabinete, para serem comunicados a respeito da decisão.

Texto e foto: Ascom – prefeitura de Barra do Piraí

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.