Prefeito Rosano Taveira lança Outubro Rosa e Fórum Lucimar Tavares em Parnamirim (RN)

Prefeito Rosano Taveira lança Outubro Rosa e Fórum Lucimar Tavares em Parnamirim (RN)

“A prefeitura está trabalhando na compra e um mamógrafo para a cidade, até janeiro este equipamento já estará no município”, anunciou o prefeito Rosano Taveira

Parnamirim (RN) – Com o objetivo de fortalecer a prevenção ao câncer de mama, o prefeito Rosano Taveira (PRB) abriu oficialmente, nesta quinta-feira (5), a campanha Outubro Rosa no município. O evento reuniu centenas de pessoas no Cine Teatro Vereador Paulo Barbosa da Silva, com a proposta de promover o diagnóstico precoce da doença. Estiveram presentes também a primeira-dama, Alda Leda, o secretário de saúde, João Albérico, vereadores e profissionais da área.

Na ocasião, foi realizado o “Fórum Lucimar Tavares”: uma homenagem a esta mulher que durante 30 anos viveu no bairro de Santos Reis, mas em 2015 foi diagnosticada com câncer de mama, um tipo raro, o triplo negativo. Lucimar faleceu no dia 6 de fevereiro deste ano. Ela é o símbolo do diagnóstico tardio de uma doença grave, por este motivo foi escolhida para representar a campanha na cidade. Com o slogan “Se toque câncer de mama tem cura” o fórum promoveu palestras e dinâmicas, com profissionais da área, focadas no tema. Na abertura, o médico Uraquitan Lopes de Souza declamou a letra da música Mulher, composta por ele, que fala sobre a força e a beleza feminina.

Na oportunidade o prefeito falou sobre os investimentos do município na saúde da mulher. “A prefeitura está trabalhando na compra e um mamógrafo para a cidade, até janeiro este equipamento já estará no município. Também estaremos entregando a população duas unidades de saúde e um centro de reabilitação”, disse Rosano Taveira.

No Fórum, parnamirinenses com histórias de sucesso sobre a doença foram homenageadas. As mulheres receberam das mãos da primeira-dama um brinde como gesto de admiração pela força durante a trajetória de combate a doença. Mayse Silva, foi uma das homenageadas. Ela destacou a importância de todas as mulheres realizarem os exames. “O câncer pode ser desenvolvido em qualquer idade, por isso todas as mulheres devem ficar atentas e realizar o auto exame”, afirmou.

O secretário de saúde, João Albérico, explicou que a prevenção deve ser constante. “Outubro foi o período escolhido para a campanha, mas a prevenção deve acontecer durante todos os meses do ano. As mulheres precisam priorizar os cuidados com a saúde”, concluiu.

Campanha

O Outubro Rosa é um movimento popular internacional. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A ação começou nos Estados Unidos no ano de 1990.

Durante o período de campanha o município receberá o caminhão “Amigos do Peito”. O projeto possui um convênio com o Ministério da Saúde e realiza exames e mamografia gratuitamente, em mulheres de 50 a 69 anos de idade. A unidade móvel ficará estacionada na Câmara Municipal e realizará uma média de 85 exames por dia.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Parnamirim
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.