Prefeito Rosano Taveira lança Outubro Rosa e Fórum Lucimar Tavares em Parnamirim (RN)

Prefeito Rosano Taveira lança Outubro Rosa e Fórum Lucimar Tavares em Parnamirim (RN)

“A prefeitura está trabalhando na compra e um mamógrafo para a cidade, até janeiro este equipamento já estará no município”, anunciou o prefeito Rosano Taveira

Parnamirim (RN) – Com o objetivo de fortalecer a prevenção ao câncer de mama, o prefeito Rosano Taveira (PRB) abriu oficialmente, nesta quinta-feira (5), a campanha Outubro Rosa no município. O evento reuniu centenas de pessoas no Cine Teatro Vereador Paulo Barbosa da Silva, com a proposta de promover o diagnóstico precoce da doença. Estiveram presentes também a primeira-dama, Alda Leda, o secretário de saúde, João Albérico, vereadores e profissionais da área.

Na ocasião, foi realizado o “Fórum Lucimar Tavares”: uma homenagem a esta mulher que durante 30 anos viveu no bairro de Santos Reis, mas em 2015 foi diagnosticada com câncer de mama, um tipo raro, o triplo negativo. Lucimar faleceu no dia 6 de fevereiro deste ano. Ela é o símbolo do diagnóstico tardio de uma doença grave, por este motivo foi escolhida para representar a campanha na cidade. Com o slogan “Se toque câncer de mama tem cura” o fórum promoveu palestras e dinâmicas, com profissionais da área, focadas no tema. Na abertura, o médico Uraquitan Lopes de Souza declamou a letra da música Mulher, composta por ele, que fala sobre a força e a beleza feminina.

Na oportunidade o prefeito falou sobre os investimentos do município na saúde da mulher. “A prefeitura está trabalhando na compra e um mamógrafo para a cidade, até janeiro este equipamento já estará no município. Também estaremos entregando a população duas unidades de saúde e um centro de reabilitação”, disse Rosano Taveira.

No Fórum, parnamirinenses com histórias de sucesso sobre a doença foram homenageadas. As mulheres receberam das mãos da primeira-dama um brinde como gesto de admiração pela força durante a trajetória de combate a doença. Mayse Silva, foi uma das homenageadas. Ela destacou a importância de todas as mulheres realizarem os exames. “O câncer pode ser desenvolvido em qualquer idade, por isso todas as mulheres devem ficar atentas e realizar o auto exame”, afirmou.

O secretário de saúde, João Albérico, explicou que a prevenção deve ser constante. “Outubro foi o período escolhido para a campanha, mas a prevenção deve acontecer durante todos os meses do ano. As mulheres precisam priorizar os cuidados com a saúde”, concluiu.

Campanha

O Outubro Rosa é um movimento popular internacional. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A ação começou nos Estados Unidos no ano de 1990.

Durante o período de campanha o município receberá o caminhão “Amigos do Peito”. O projeto possui um convênio com o Ministério da Saúde e realiza exames e mamografia gratuitamente, em mulheres de 50 a 69 anos de idade. A unidade móvel ficará estacionada na Câmara Municipal e realizará uma média de 85 exames por dia.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Parnamirim
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.