Prefeito Mario Esteves recebe comissão de funcionários da Santa Casa

Prefeito Mario Esteves recebe comissão de funcionários da Santa Casa

“A minha vontade era repassar hoje o dinheiro para a Santa Casa, mas, sem a CND, sem contrato, sem empenho, não podemos fazer isso”, disse o prefeito

Barra do Piraí (RJ) – O prefeito Mario Esteves (PRB) recebeu em seu gabinete, na manhã de terça-feira (24), uma comissão de funcionários da Santa Casa de Barra do Piraí. De acordo com os profissionais, a categoria está com salários atrasados há quase três meses e não recebeu benefícios como férias e 13º. Na oportunidade, o chefe do executivo expôs o delicado quadro financeiro em que assumiu o governo, ressaltando que, mesmo diante da escassez de recursos, uma de suas primeiras medidas foi determinar que a contratualização com os hospitais que prestam serviços ao município fosse normalizada.
Os repasses ao Maria de Nazareth e à Cruz Vermelha, referentes a janeiro deste ano, foram feitos pela secretaria de Saúde, na terça-feira (24). No entanto, de acordo com o prefeito, a Santa Casa está, hoje, inabilitada para receber verba do governo. “O contrato da prefeitura com a Santa Casa acabou em outubro. Logo, não tem contrato, não tem empenho, não tem nada. E a entidade também não possui, segundo o levantamento que fizemos, a Certidão Negativa de Débitos (CND), que é indispensável para estar apta a receber recursos oriundos dos cofres públicos”, explicou o republicano.

Mario Esteves frisou que ele, a Secretaria de Saúde e a Procuradoria Geral estão debruçados sobre o caso, em busca de uma solução emergencial. “Assim como pagamos a Maria de Nazareth e a Cruz Vermelha o valor deste mês, queríamos ter feito o mesmo com a Santa Casa. Mas não podemos, sob pena de sermos judicialmente responsabilizados. Por isso, agendamos, para quinta-feira (26), uma reunião com o Ministério Público, para que o órgão tenha ciência do caso e chancele uma atitude do governo em relação ao hospital”, disse o prefeito..

O republicano revelou que a ideia é propor ao Ministério Público e à diretoria da Santa Casa que seja implementado um regime de cogestão, ou seja, com a responsabilidade pela administração das verbas públicas dividida entre a prefeitura e a irmandade que dirige a unidade de saúde. “O governo, como representante legítimo das pessoas, precisa receber do hospital o detalhamento de como foi aplicado o recurso repassado pela secretaria de Saúde. A população tem o direito de saber isso, de acompanhar para onde vai o dinheiro público que é colocado na Santa Casa”, ponderou Esteves.

Frente a frente com a comissão de funcionários da instituição, Mario Esteves garantiu que a prefeitura é parceira da categoria e apoia qualquer manifestação legítima no sentido de resolver o problema dos salários atrasados. “Se for preciso, eu vou para a rua junto com vocês. A minha vontade era repassar hoje o dinheiro para a Santa Casa, mas, sem a CND, sem contrato, sem empenho, não podemos fazer isso. Agora, podem ter certeza de que eu não descanso enquanto não resolvermos o problema”, finalizou.

Texto e foto: Ascom – prefeitura de Barra do Piraí

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.