Prefeito Daniel Guerra abre programação alusiva ao Outubro Rosa

Prefeito Daniel Guerra abre programação alusiva ao Outubro Rosa

Em seu pronunciamento, o prefeito Daniel Guerra afirmou que o município está preparado para acolher as mulheres e a ajudá-las a cuidar da saúde e a prevenir o câncer

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) abriu, na segunda-feira (2), a programação municipal alusiva ao mês de prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa. A solenidade, realizada no Centro Administrativo, contou com a participação do prefeito; da primeira-dama Andrea Marchetto Guerra; da secretária municipal da Saúde, Deysi Piovesan; da vereadora Gládis Frizzo, representando o Legislativo caxiense; das soberanas da Festa da Uva, a rainha Rafaelle Galiotto Furlan e as princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso; de secretários municipais, presidentes de autarquias e fundações, autoridades, entidades de classe, representantes de instituições ligadas à saúde da mulher, clubes de mães, servidores municipais, comunidade e imprensa.

Em seu pronunciamento, o prefeito Daniel Guerra afirmou que o município está preparado para acolher as mulheres e a ajudá-las a cuidar da saúde e a prevenir o câncer. “A nossa rede está com toda sua estrutura à disposição, investindo principalmente na prevenção, mas também preparada para dar o suporte médico necessário às mulheres que, porventura, precisarem de tratamento para o câncer de mama”, declarou.

A secretária Deysi convocou as mulheres a se cuidarem. “Quero alertar todas as mulheres com 40 anos ou mais para que assumam o compromisso consigo mesmas e façam seus exames preventivos anualmente. Àquelas que têm medo do resultado do exame, quero lembrar que o diagnóstico precoce salva vidas”, afirmou. A secretária lembrou que neste sábado (07/10) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, das 9h30 às 16h, para solicitação de mamografias e coleta de citopatológico. “Aproveitem o sábado, procurem a unidade do seu bairro e façam seus exames”, convidou.

O diretor de negócios do Esporte Clube Juventude, Matheus Antunes, prestigiou a solenidade e presenteou a primeira-dama com uma camiseta do clube, confeccionada especialmente para celebrar o Outubro Rosa. A camiseta, estampada com o laço rosa, símbolo da campanha, será usada pelos atletas no jogo entre Juventude e Londrina, dia 13 de outubro, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Depois da partida, as camisetas serão doadas, visando arrecadar recursos para a causa. Márcio Allend, do Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC) também agraciou Andrea Guerra com uma camiseta da instituição.

Logo após, o público participou de um bate-papo com o mastologista Fernando Vivian; a diretora do Departamento Social da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Roseli Heinen; a primeira-dama Andrea; e uma paciente que venceu o câncer de mama, Olga Zurlo.

A cantora Brenda Valer animou a todos com sua apresentação. Também houve comercialização de broches, chaveiros, colares e camisetas alusivas à data, cuja renda obtida será parcialmente destinada às instituições de apoio à saúde da mulher. O público presente ainda foi agraciado com um doce, gentileza da Doceria Stella. Para encerrar a solenidade, ao anoitecer, foi acesa a iluminação de cor rosa nos prédios da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Saúde.

Secretaria da Saúde

Na sede da Secretaria Municipal da Saúde, o Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher fez uma divulgação interna do Outubro Rosa, na manhã desta segunda-feira (02/10), com distribuição de laços alusivos à data e um café de confraternização. O objetivo foi engajar a equipe nas ações de prevenção e lembrar as servidoras para que mantenham seus exames em dia. A secretária Deysi Piovesan acompanhou a ação interna.

Codeca

A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) também aderiu ao Outubro Rosa. Mais de 300 funcionárias receberam material explicativo, desenvolvido pelo departamento de Comunicação, que cita ações preventivas para reduzir casos da doença ou até aumentar as chances de cura, quando descoberta em estágio inicial. Com o tema “Câncer de mama, prevenção pode salvar vidas!”, a Codeca ainda afixou cartazes nos murais internos, abrangendo as demais unidades de serviços, como aterro sanitário, salas de varrição, estação de transbordo, usina de asfalto e de base. A fachada da Companhia também ganha iluminação especial durante o mês de outubro, alusiva à campanha. Além disso, e-cards foram publicados nas redes sociais. Até o fim do mês, serão realizadas palestras preventivas às funcionárias.

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Mateus Argenta

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.