Prefeito Daniel Guerra abre III Semana Restaurativa em Caxias do Sul

O evento é uma realização do programa municipal de Pacificação Restaurativa – Caxias da Paz

Publicado em 22/11/2017 - 00:00

Prefeito Daniel Guerra abre III Semana Restaurativa
O evento é uma realização do programa municipal de Pacificação Restaurativa – Caxias da Paz

Caxias do Sul (RS) – A Prefeitura de Caxias do Sul recebeu a solenidade de abertura da III Semana Restaurativa na segunda-feira (20), no auditório do Centro Administrativo. O evento é uma realização do programa municipal de Pacificação Restaurativa – Caxias da Paz, formado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), pelo poder judiciário e pela Fundação Caxias.

O prefeito Daniel Guerra participou da abertura e parabenizou os voluntários e idealizadores do projeto. “Gratidão a todos que estão envolvidos neste importantíssimo programa. Já são 104 facilitadores de paz formados neste ano com o objetivo de estimular uma maior qualidade de vida para toda comunidade”, enfatizou o prefeito. A abertura também contou com o titular da SMSPPS, José Francisco Mallmann, e diversas outras autoridades na área.

O juiz de Direito Leoberto Brancher, um dos idealizadores do programa, falou em nome dos organizadores. “Caxias é um modelo de inovação e de interinstitucionalidade. Já temos muito para celebrar, mas também precisamos pensar nos próximos passos”, disse o titular da vara da Infância e Juventude e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Caxias do Sul.

Logo após a solenidade de abertura, o juiz Leoberto Brancher realizou a primeira palestra da programação. Ele falou sobre os avanços da justiça restaurativa (JR) no Brasil e no mundo, além de suas experiências em viagens e das últimas pesquisas realizadas por ele sobre JR.

As atividades da III Semana Restaurativa seguem até sexta-feira (24). Ainda serão realizadas palestras, seminários, cursos, grupos de estudos, círculos de sensibilização, mutirões de práticas restaurativas, lançamentos e apresentações públicas de relatos de experiências. A programação é gratuita e aberta à comunidade.

Justiça Restaurativa

A JR é um modelo não-punitivo baseado em valores que ajudam as vítimas a superar danos, sem castigo para as partes envolvidas, reconstruindo relações rompidas. Valoriza a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que autor e receptor do fato, familiares e comunidade possam conversar e entender a causa real do conflito, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos.

Formatura

Durante a abertura também ocorreu a formatura da sexta turma de voluntários de paz. Os formandos receberam o certificado pela UCS como facilitadores de círculos de construção de paz em aplicações conflitivas. O foco da formação da turma de 17 pessoas está voltado à prevenção da violência e à construção de vínculos familiares, escolares, entre equipes de trabalho e comunitários. A formação tem ênfase prática e vivencial voltada à aplicação das técnicas de facilitação de diálogos em situações conflitivas.

Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Caxias da Paz

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Caxias da Paz surgiu a partir da união entre o judiciário, a Prefeitura de Caxias do Sul, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Fundação Caxias. O Programa Caxias da Paz é composto pelo Conselho Gestor, Comissão Executiva, Núcleo de Justiça Restaurativa, Centrais de Pacificação Restaurativa, Comissões de Paz e Voluntários da Paz.

Caxias do Sul possui cerca de 700 facilitadores que servem como referência nacional em política pública de estratégia de pacificação social para redução dos índices de violência e criminalidade. A filosofia da JR tem sido difundida em escolas, nas redes de pacificação social nos bairros e em outros ambientes públicos.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend