Por iniciativa de Ireuda Silva, Câmara de Salvador vai homenagear mulheres negras

Republicana vai conceder o Prêmio Maria Felipa a mulheres negras que ocupem lugar de destaque na luta contra o preconceito e em prol da autoafirmação

Publicado em 13/7/2017 - 00:00

Republicana vai conceder o Prêmio Maria Felipa a mulheres negras que ocupem lugar de destaque na luta contra o preconceito e em prol da autoafirmação

Salvador (BA) – Por iniciativa da vereadora Ireuda Silva (PRB-BA), a Câmara Municipal de Salvador vai promover uma sessão especial em homenagem ao Dia Municipal da Mulher Negra, ao Dia Internacional da Mulher Latina e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A solenidade acontecerá às 18h.

Durante o evento, será concedido o Prêmio Maria Felipa a mulheres negras que ocupem lugar de destaque na luta contra o preconceito e em prol da autoafirmação. Entre as homenageadas, estão as cantoras Margareth Menezes e Virgínia Rodrigues, a esteticista Negra Jhô, a estilista Najara Black, a líder comunitária Rose Meire dos Santos Silva, a pugilista Adriana Araújo, a jornalista Mia Lopes, a quituteira Iracema (Neinha), a voluntária social Gerusa Santos, a deputada federal pelo Rio de Janeiro Tia Ju (PRB), a embaixadora colombiana Gisela Perez Fonseca e a missionária Isa Reis. Todas confirmaram presença. “O Brasil, sobretudo a cidade de Salvador, ainda sofrem diuturnamente com a discriminação racial, que segrega e mutila direitos fundamentais. Nesse contexto tão cruel e que ainda guarda resquícios da escravidão, as mulheres negras são duplamente vitimadas, já que o preconceito tem natureza racial e de gênero”, avalia Ireuda.

“Penso que este dia e este prêmio são o mínimo que podemos fazer para reafirmar o nosso posicionamento, mostrar que nós, mulheres negras, estamos aqui, que somos peças fundamentais da história do Brasil e da Bahia. E que lutamos constantemente para melhorar a realidade de todas nós”, completa a republicana.

No evento, estarão presentes, como convidadas especiais, a ganhadora do concurso “A Mais Bela Gordinha da Bahia”, Renata Trindade, e Sheila Soares, que também participou da disputa; além de Carol Machado, coordenadora do movimento Novas Felipas; e Tereza Coelho, representante da Associação Maria Felipa.

Prêmio Maria Felipa?

Maria Felipa de Oliveira foi uma marisqueira e pescadora que viveu na Ilha de Itaparica. Em 1823, ela lutou pela Independência da Bahia ao lado de Maria Quitéria e Joana Angélica, liderando um grupo composto por mais de 200 pessoas, entre as quais estavam índios tupinambás e tapuias, além de outras mulheres negras, nas batalhas contra as tropas portuguesas que atacavam a Ilha. Conta-se que o grupo foi responsável pela queima de pelo menos 40 embarcações portuguesas.

Texto e foto: Ascom – vereadora Ireuda Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend