Parobé: proposta para a presença de psicólogos na escola recebe apoio

Parobé: proposta para a presença de psicólogos na escola recebe apoio

Autor do projeto, Gilberto Gomes Júnior recebeu a visita de estudantes para debater o projeto que pede a presença de psicólogos nas escolas públicas de Parobé

Parobé (RS) – O projeto de lei do vereador Gilberto Júnior (Republicanos), que defende a presença de psicólogos nas escolas públicas de Parobé, recebeu, na quinta-feira (26), o apoio de alunos das escolas municipais de ensino fundamental Noemy Fay dos Santos e Getúlio Dorneles.

Os estudantes participaram de reunião na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e contribuíram com os projetos científicos “Cyberbullying: o impacto negativo no comportamento dos adolescentes” e “Depressão na Adolescência”, a convite de Gilberto Gomes Júnior.

Na oportunidade, o vereador debateu com os estudantes sobre seu projeto e destacou que a existência de um psicólogo nas escolas pode contribuir com a educação em seus mais diversos níveis, tanto na prevenção e tratamento de questões envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, quanto nas questões relacionadas à convivência e ao desenvolvimento no ambiente escolar.

A proposta, segundo o republicano, vem ao encontro dos projetos de pesquisa cientifica dos alunos das duas escolas. “Os alunos incluíram ao projeto as pesquisas realizadas e seus relatos sobre situações identificadas na escola. Todos os alunos defenderam a necessidade e a importância da presença de um psicólogo na escola para ajudar a lidar com situações que se não identificadas a tempo podem levar a depressão”, ressaltou Gilberto Gomes Júnior.

Pelo projeto, o profissional, devidamente habilitado, pode ter um caráter preventivo importante uma vez que possibilita a identificação precoce de condições que podem trazer consequências para o desenvolvimento ao longo da vida, como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), depressão, fobias, compulsão, ansiedade, violência doméstica, abuso sexual, bullyng e tantos outros, bem como, possam colocar em risco o bem-estar e segurança da comunidade escolar.

Torna-se essencial a identificação precoce não somente de dificuldades de aprendizagem, mas, também de comportamentos inadequados, de enfraquecimento de vínculo familiar, baixa autoestima, dificuldades de integração e convivência, dentre outros problemas socioculturais e psicossociais”, defende Gilberto Gomes Júnior.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (Arco), com informações da Ascom – Vereador Gilberto Gomes Júnior
Fotos: Ascom – Vereador Gilberto Gomes Júnior

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.