Muniz em Seminário Internacional sobre tremores de terra

Especialistas comprovam que terremotos em Montes Claros não são entraves para o desenvolvimento

Publicado em 21/3/2013 - 00:00

Muniz em Seminário Internacional sobre tremores de terra
Especialistas comprovam que terremotos em Montes Claros não são entraves para o desenvolvimento

Montes Claros (MG) – O Seminário Internacional Brasil/Japão para a Gestão do Risco de Desastres (Tremores de Terra), realizado na tarde desta terça-feira (18) em Montes Claros, oportunizou mais do que conhecimentos sobre medidas de prevenção e redução de risco contra desastres naturais. A vinda da comitiva japonesa possibilitou compreender que desastres naturais não são obstáculos para o desenvolvimento econômico. A premissa vale para Montes Claros, que passou a lidar com abalos sísmicos. O necessário, segundo a comitiva, é fazer com que a sociedade seja informada, organizada e preparada.

Muniz em Seminário Internacional sobre tremores de terra

Foi justamente isso que o prefeito Ruy Muniz (PRB-MG) enfatizou durante o Seminário. “Montes Claros é a quinta cidade de Minas em população. Aqui temos a maior fábrica de insulina da América Latina, temos a Nestlé, a Lafarge, a Coteminas e outras que tanto colaboram para o desenvolvimento econômico da cidade e região. Não podemos deixar que notícias negativas prejudiquem o nosso desenvolvimento. Queremos atrair novas indústrias. Por isso, um seminário como este é a oportunidade de aprendermos a conviver com esses fenômenos naturais, assim como o Japão convive”, destacou o prefeito, que ainda lembrou que a partir de agora as edificações de Montes Claros deverão ser melhores estruturadas. Ele ainda completou: “Os japoneses são um povo admirável, enfrentaram grandes tragédias e superaram. Vocês são exemplos para nós. Queremos essa luz de vocês para Montes Claros”, disse o prefeito.

Aichi – Entre os palestrantes, estiveram presentes funcionários do poder público da província de Aichi, que fica localizada na região de  Chubu , na ilha de  Honshu, tendo como capital Nagoya . Mas o que chama a atenção dessa província é o elevado desenvolvimento econômico frente aos desastres naturais que já enfrentou. Aichi tem grande expressão industrial em todo o país, sendo conhecida como polo da indústria automobilística, de cerâmicas, tecidos e produção aeroespacial. E tudo isso permanece mesmo depois de enfrentar diversos desastres ambientais, como desmoronamentos, terremotos, tufões etc.

“Não podemos ter medo perante esses fenômenos, precisamos é estar preparados”, destacou o diretor assistente da Divisão de Rios da província de Aichi, Ota Katsuhisa, que ministrou a palestra “Medidas estruturais para prevenção de terremotos”. Também foram ministradas as seguintes palestras: “Japão, o sistema de prevenção de terremotos da província de Aichi”, pelo chefe do escritório de atendimento emergencial e Defesa Civil da província de Aichi, Fukunaga Hideki; “Políticas locais para a redução do risco de desastres: atuação dos órgãos municipais de proteção e Defesa Civil”, pelo perito da Universidade de Nagoya e funcionário da prefeitura da cidade de Kota, Yukihiro Kasugai; “Como realizar uma educação de prevenção de riscos contra terremotos”, pela professora da Universidade de Nagoya, Hiroko Kondo; e “Atividades dos voluntários em prevenção do governo local da província de Aichi: A importância da mobilização social para a redução do risco de terremotos”, pelos residentes voluntários do grupo Higashiura Bosai Net.

Muniz em Seminário Internacional sobre tremores de terra

Parcerias – O Seminário Internacional Brasil/Japão para a Gestão do Risco de Desastres (Tremores de Terra) foi promovido pela Prefeitura de Montes Claros em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

Estiveram presentes ao Seminário o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Luis Carlos Dias Martins, além de diversas autoridades e de representantes de entidades da sociedade civil da região.

Fonte: Ascom Ruy Muniz
Fotos: Fábio Marçal

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend