‘Marias na Construção’ certifica mulheres na construção civil em Salvador

‘Marias na Construção’ certifica mulheres na construção civil em Salvador

O programa municipal realizou a entrega dos certificados das turmas piloto, na cerimônia que aconteceu na segunda-feira (9), no auditório da FIEB

Salvador (BA) – “A partir de hoje vocês começam a trilhar um novo caminho para suas vidas, capacitadas e preparadas para enfrentar novos desafios e abraçar oportunidades que trarão uma completa transformação de realidade”. Com essas palavras a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos (Republicanos), iniciou o seu discurso na cerimônia de certificação das turmas piloto do programa ‘Marias na Construção’, que aconteceu nesta segunda-feira, dia 9 de dezembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador.

A iniciativa, que foi lançada em julho deste ano, capacitou inicialmente cerca de 120 mulheres soteropolitanas, com a profissão de pedreira polivalente, em três bairros da capital baiana, Pernambués, Valéria e Cajazeiras X. O Marias na Construção é uma política pública do município, que desenvolve ações de aperfeiçoamento, qualificação e colocação profissional, por meio de cursos livres e gratuitos voltados, exclusivamente, para o público feminino, na área da construção civil.

Com a presença do vice-prefeito da cidade, Bruno Reis, a primeiro mestre de obras da Bahia, Maria do Amparo Xavier e diversas autoridades e empresários do ramo da construção civil, o evento contou com homenagens e entrega dos certificados emitidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Expansão

O Marias na Construção conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Bahia), que ofertando a qualificação profissional. Além da parceria com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), trazendo informações técnicas acerca de construções seguras no município, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Bahia), oferecendo conhecimento sobre empreendedorismo, acesso à crédito e mais, assim como a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Tornando-se um programa efetivo do município, após sanção de decreto municipal, a iniciativa irá alcançar cerca de mil mulheres no próximo ano, com turmas itinerantes em diversas comunidades soteropolitanas.

“Nosso maior objetivo é promover a autonomia financeiras dessas mulheres, mostrando que elas podem atuar em todas áreas profissionais, aperfeiçoando o trabalho com todas as características que são naturais do sexo feminino”, pontua Rogéria Santos.

Texto e fotos: Ascom – secretária Rogéria Santos
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.