Marcos Abdala quer proibir fogos de artifício com barulho em Piracicaba (SP)

Marcos Abdala quer proibir fogos de artifício com barulho em Piracicaba (SP)

Vereador afirmou que tomou a iniciativa de apresentar o PLC por diversas razões, além de ver o sofrimento de seus animais com os artefatos barulhentos em comemorações festivas e esportivas

Piracicaba (SP) – O vereador Marcos Abdala (PRB) apresentou na câmara, o Projeto de Lei Complementar 01/2017, que determina a proibição e a utilização de quaisquer tipos de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que causam estampido na cidade. A proposta altera o artigo 146 da Lei Complementar 178/2006 que disciplina o uso dos fogos de artifício e mantém a proibição em locais fechados.

O vereador afirmou que tomou a iniciativa de apresentar o PLC por diversas razões, além de ver o sofrimento de seus animais com os artefatos barulhentos em comemorações festivas e esportivas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, apresentados na proposta, 15% dos acidentes com fogos de artifício levam ao óbito, 70% causam queimaduras, 20% lacerações e cortes e 10% amputações de membros superiores. A medida já foi adotada em diversos municípios do país e do estado, como Campinas e Sorocaba.

O vereador pretende, com a proposta, iniciar uma discussão na cidade. “Minha proposta não é prejudicar o comércio, porque eles poderão continuar vendendo os fogos de efeito luminoso. Muitas pessoas já estão preferindo esses artefatos aos barulhentos”, comentou Marcos Abdala.

No projeto, o republicano ressalta que a queima de fogos de artifício ultrapassa 125 decibéis, “equivalendo-se ao som de um avião a jato”, conta. Segundo ele, o meio ambiente também fica prejudicado com a poluição sonora e com os resíduos que os fogos deixam no ar.

“Temos uma fauna muito rica e os fogos prejudicam todas elas, principalmente as aves”, lembrou Abdala. Sobre a tradição de alguns eventos da cidade na soltura de rojões com estampidos, o parlamentar do PRB afirma que as mudanças são necessárias.

O PLC 01/2017 ainda não tem data definida para entrar na pauta. O projeto passa por análise das comissões.

Texto e foto: Ascom – vereador Marcos Abdala

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.