Marcos Abdala presta homenagem a personalidades da comunidade negra em Piracicaba

Marcos Abdala presta homenagem a personalidades da comunidade negra

Nove personalidades de destaque na comunidade negra foram homenageadas no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra

Piracicaba (SP) – Por iniciativa do vereador Marcos Abdala (PRB), a Câmara Municipal de Piracicaba, realizou solenidade em comemoração à Semana da Consciência Negra. Foram homenageados o tecnólogo José Roberto Ferraz, o empresário Flávio José Puente Castilho, a guarda civil municipal Franciane Cristina Aguiar, o radialista e fotógrafo Marcos Augusto Ferreira, a maquiadora Maria Helena Farias, a professora Ana Claudia Américo dos Santos, o capoeirista Paulo Cesar Ferraz, a gerente comercial Elisabete de Lima e a cabeleireira e capoeirista Isabel Farias.

Marcos Abdala abriu a reunião ressaltando as dificuldades que os negros passam há séculos. Lembrou, ainda, que a escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte e citou que “a criação de um dia comemorativo é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira”.

Marcos Abdala presta homenagem a personalidades da comunidade negraO vereador do PRB também parabenizou a sensibilidade do ex-vereador João Manoel dos Santos, por instituir em 1999 a solenidade do dia 20 de novembro em homenagem à Semana da Consciência Negra, e enfatizou a relevância da solenidade, no que destacou a representatividade de luta do ex-vereador.

História

No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a Lei 12.519/2011, se tornando feriado em muitas cidades do país. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão, de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

A abolição do tráfico negreiro deu-se em 1850, pela lei Eusébio de Queiroz. Após a abolição formal da escravidão, no dia 13 de maio de 1888, a busca de “liberdade” dos negros jamais cessou. O sentimento de discriminação sentido por todos os lados tornou o negro excluído da sociedade, marginalizado no mercado de trabalho. Essa exclusão foi aos poucos se diluindo. Mas, o negro optou por uma celebração simbólica dessa luta constante para sua libertação.

A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para a formação da cultura brasileira. No dia 9 de janeiro de 2003, a lei federal 10.639 instituiu o Dia Nacional da Consciência Negra, no calendário escolar. O ensino da cultura afrobrasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país.

Texto e fotos: Ascom – vereador Marcos Abdala

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.