Marcos Abdala planeja retomada de projeto que proíbe fogos de artifício em Piracicaba

Marcos Abdala planeja retomada de projeto que proíbe fogos de artifício em Piracicaba

Vereador disse ter se reunido com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, para tratar do assunto

Piracicaba (SP) – O vereador Marcos Abdala (PRB) pretende retomar na Câmara de Piracicaba o projeto de lei sobre a proibição de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido na cidade. Ele abordou o assunto na segunda-feira (22), na 21ª reunião ordinária.

Em 2017, o vereador chegou a apresentar uma proposta que, após parecer contrário da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foi retirado por ele, em setembro do ano passado.

Segundo Abdala, a ideia do novo projeto começa a ser amadurecida e, para tanto, ele se reuniu com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), o que permitirá que o texto tenha “musculatura melhor”. Na capital, a proibição entrou em vigor em maio do ano passado, porém foi suspensa pelo ministro Alexandre de Moraes, em abril deste ano, a partir de um recurso da Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi), sob o argumento de que a lei municipal não pode subscrever a Constituição.

Exemplos de cidades paulistas que já adotaram o uso exclusivo de fogos com luzes (e sem ruídos) no réveillon foram citados por Abdala. São elas: Campinas, Campos do Jordão, Matão, Ubatuba, Ilha Bela, Bauru, São Vicente, Peruíbe e Conchal. Além disso, Ponta Grossa (PR) e Volta Redonda (RJ) estão na lista.

“A gente melhorou o projeto e estou para protocolá-lo novamente. Estou conversando com associações protetoras de animais e ligadas ao meio ambiente, pais de crianças com autismo”, disse Abdala, ao mencionar a surpresa com a postura do ministro.

Na opinião do vereador do PRB, a festa da virada do ano na capital não foi prejudicada com a proibição. Ele acredita que a ausência do ruído contribui com o bem-estar dos animais. “É para a frente que se anda. O meio ambiente é frágil”, completou. Sua opinião foi reforçada pelo vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB).

Abdala citou os avanços tecnológicos e as transformações ao longo das décadas para mencionar a necessidade de adequação das empresas que trabalham com fogos ruidosos. “Não vamos fechar fábricas, não vamos diminuir os empregos”, avaliou o republicano, ao elencar os riscos provocados por essa prática.

Texto e foto: Ascom – vereador Marcos Abdala

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.