Lei obriga farmácias de Barra Mansa a recolherem medicamentos vencidos

Lei obriga farmácias de Barra Mansa a recolherem medicamentos vencidos

Autor da lei, vereador Jaime Alves (PRB) garante que a medida vai contribuir com o meio ambiente e a saúde com a adoção do descarte correto dos medicamentos

Barra Mansa (RJ) – Lei de autoria do vereador Jaime Alves (PRB), sancionada em janeiro deste ano, obriga as farmácias e drogarias de Barra Mansa, Rio de janeiro, a receberem do consumidor medicamentos com data vencida.

De acordo com a nova lei, os estabelecimentos deverão aplicar a logística reversa prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos com a finalidade de devolver o medicamento vencido ao fabricante para o descarte adequado. Pela nova legislação, as farmácias e drogarias deverão disponibilizar coletores de fármacos em locais visíveis, de fácil acesso e identificação para receberem os medicamentos com a data de validade vencida ou que estejam deteriorados e inservíveis, com os dizeres “Entregue aqui seu medicamento vencido ou não utilizado”.

Pela lei, o estabelecimento não se obriga a fornecer recibos, conceder descontos ou devolução do valor pago pelo medicamento vencido, não utilizado ou inservível entregue para descarte. Autor da lei, Jaime Alves garante que a medida vai contribuir com o meio ambiente e a saúde com a adoção do descarte correto dos medicamentos.

“A população precisa entender que não se deve descartar medicamentos vencidos ou não dentro do vaso sanitário ou no lixo comum. Essa pratica é prejudicial ao meio ambiente e ainda traz riscos para os animais que acidentalmente possam ingerir esses medicamentos. Trata-se de uma questão de saúde publica e preservação do meio ambiente”, afirma o vereador do PRB.

Segundo Jaime Alves, o descarte não representa nenhum custo para as farmácias do município já que a lei federal prevê que essa responsabilidade é do fabricante e dos fornecedores dos medicamentos.

Texto e foto: Ascom – vereador Jaime Alves
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.