Joselito Nunes promove debate sobre automutilação

Joselito Nunes promove debate sobre automutilação

Iniciativa promovida pelo vereador do Republicanos debateu ações para combater a automutilação, depressão e suicídio com especialistas em Jaboatão dos Guararapes

Jaboatão dos Guararapes (PE) – Para debater sobre a automutilação entre adolescentes e jovens, o vereador Joselito Nunes (Republicanos) realizou, no dia 30 de setembro, audiência pública com autoridades policias e especialistas para debater o assunto na Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes.

“Estamos fazendo a nossa parte e convidamos a sociedade civil a nos unirmos para ajudarmos essas pessoas que, infelizmente, têm se flagelado. É importante sabermos que esse não é problema dela ou dele, mas é nosso”, ressaltou Joselito Nunes.

A delegada da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Vilaneida Aguiar, destacou a importância do debate e salientou sobre a responsabilidade da família na atenção aos jovens e adolescentes.

“Temos policiais treinados para receber estes jovens que sofrem ou já sofreram alguma violência e se mutilam. Lá, eles se sentem à vontade para desabafar e falar os motivos pelos quais os levaram a fazer essas marcas em seu corpo”, pontuou.

O psicólogo Paulo de Tarso falou sobre o acompanhamento psicológico e como as atividades físicas podem contribuir para ajudar os jovens que se mutilam. “Nem toda automutilação está ligada à depressão, mas ela é um fator de risco sério, pois é um indicativo de que tem algo que precisa ser melhor investigado”, destacou o especialista.

O secretário da Família e Política sobre Drogas, Rodrigo Botelho enfatizou o trabalho da Prefeitura de Jaboatão para ajudar os jovens e adolescentes. “Temos em nosso município o programa Família Forte), que busca fortalecer os vínculos familiares, pois entendemos que por meio desse fortalecimento a prevenção ocorre com mais sucesso. Também temos o programa Integra, que tem o objetivo de intervir uma situação em que a pessoa esteja em dependência de alguma substância ou até de vulnerabilidade”, enfatizou.

O líder Adriano Lopes e o grupo “Help” também participaram da audiência e contaram sobre o trabalho de combate a automutilação. “Eu trabalho com Jovens há mais de 22 anos, e de um tempo para cá, temos observado um destaque maior nesse assunto da automutilação, mas é um problema que acontece há muitos anos.  Temos conseguido ajudar muitos jovens com a inclusão deles em atividade esportivas e outras que desenvolvemos”, relatou Adriano.

Texto e Foto: Edson Sannt’anna/ Ascom – vereador Joselito Nunes
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.