José Freitas quer punição a pichadores e ressarcimento por danos ao patrimônio público de Porto Alegre

Secretário pretende penalizar os pichadores e assegurar o ressarcimento aos cofres públicos, pelos prejuízos causados

Publicado em 13/8/2015 - 00:00

José Freitas quer punição a pichadores e ressarcimento por danos ao patrimônio público de Porto Alegre
José Freitas acredita que a condenação dos pichadores tem um papel educativo e pode inibir novas pichações na cidade.

 

Porto Alegre (RS) Quem praticar vandalismo contra o patrimônio público da capital gaúcha será responsabilizado e indiciado por danos materiais causados ao município. isso é o que defende o secretário municipal de segurança, José Freitas (PRB), que pretende penalizar os pichadores e assegurar o ressarcimento aos cofres públicos, pelos prejuízos causados.

Na avaliação de José Freitas, a ação de buscar o ressarcimento de pichadores por danos  materiais tem como meta conscientizar sobre a importância de cuidar do patrimônio de todos os cidadãos. “Esperamos que a população ajude a combater esses atos de vandalismo e que essa medida nossa possibilite a diminuição de índice de ocorrências de depredação ao patrimônio”, afirmou.

Para receber denúncias de vandalismo, a prefeitura disponibiliza o Disque Pichação, que funciona desde 2006 pelo telefone 153. Após receber a chamada, a Guarda Municipal vai ao local, aborda o infrator e o encaminha à Polícia Civil ou à Delegacia da Criança e do Adolescente.

Considerada pelo Código Penal Brasileiro como crime ambiental, a pichação é um dos atos de vandalismo que mais crescem no país. De acordo com a Lei de Crime Ambiental nº 9605/98, a pichação é considerada crime com pena que pode variar de três meses a um ano de prisão, com possibilidade de converter a pena por prestação de serviços à comunidade ou reparação do dano.

 

Texto: Ascom / Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend