José Freitas homenageia Nico Fagundes com nome em logradouro público

“Essa é uma homenagem para que a vida do tradicionalista fique gravada na história da nossa cidade”, disse o vereador do PRB Porto Alegre

Publicado em 26/3/2019 - 00:00 Atualizado em 13/7/2020 - 09:24

Porto Alegre (RS) – No domingo (24), foi realizada a cerimônia que oficializou a denominação do Atracadouro Nico Fagundes, uma iniciativa do vereador José Freitas (PRB), autor da Lei 12.468, sancionada no final de 2018.

“Essa é uma homenagem para que a vida do tradicionalista fique gravada na história da nossa cidade e para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a cultura gaúcha”, afirmou o parlamentar durante solenidade que emocionou dezenas de amigos, familiares e fãs do tradicionalista.

Dorotéo Fagundes, um dos incentivadores do projeto, recordou os feitos do seu primo. “Nico era natural de Alegrete, mas um apaixonado por Porto Alegre, cidade que adotou como sua. Além de músico e compositor, ele era um poeta e dedicou sua vida a levar a história do Estado para o restante do Brasil e do mundo”, enalteceu.

Também estiveram presentes na solenidade o vereador republicano Alvoni Medina (PRB); os irmãos do homenageado: Bagre Fagundes e Cel. João Batista Fagundes; os sobrinhos Neto e Ernesto Fagundes; o primo Nei Fagundes; a viúva Ana Fagundes e Omair Ribeiro Trindade, apresentador de rádio e TV de Caxias do Sul, integrantes do Instituto Cavalheiros Farroupilhas, entre outros. A cerimônia também contou com a apresentação musical de familiares e da Banda da Brigada Militar do Vale do Rio dos Sinos.

Símbolo do tradicionalismo gaúcho

Antônio Augusto Fagundes, o Nico, morreu em 2015, aos 80 anos, após complicações em função de uma pneumonia. Entre as principais obras, está o Canto Alegretense, música escrita em parceria com o irmão Bagre Fagundes. Além disso, esteve à frente do programa dominical Galpão Crioulo por décadas.

Texto e fotos: Graziele Corrêa / Ascom – vereador José Freitas

Reportar Erro
Send this to a friend