João Mendes de Jesus homenageia secretária de Cultura do RJ, Nilcemar Nogueira

Homenageada é neta de dois ícones da música popular brasileira: Cartola e de Zica

Publicado em 17/5/2017 - 00:00

João Mendes de Jesus homenageia secretária de Cultura do RJ, Nilcemar Nogueira
O vereador João Mendes de Jesus disse que Nilcemar Nogueira é personalidade importante e atuante no mundo do samba

Rio de Janeiro (RJ) – Em um ambiente de confraternização e contentamento, o vereador João Mendes de Jesus (PRB) homenageou com a Medalha Pedro Ernesto a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, por sua atuação, em toda sua vida, pela defesa da cultura carioca em geral, do samba e também por sua luta em prol de democratizar a educação, o conhecimento, a arte e a cultura.

A solenidade aconteceu nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e contou com a presença de inúmeros sambistas, a maioria ligada à Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, bem como de parentes, amigos, artistas e servidores da Secretaria de Cultura. “É uma honra homenagear a secretária Nilcemar Nogueira. Além de ser neta de dois ícones da música popular brasileira, especialmente o samba, a nossa homenageada é uma mulher e intelectual de muita importância para a Cultura e a vida carioca. Nilcemar há muito tempo se destaca no setor de Cultura”, destacou João Mendes de Jesus.

Diversidade cultural

O Rio de Janeiro, por ser o polo cultural mais importante do país, reflete sua diversidade cultural, que se apresenta em diversos segmentos artísticos, mas que tem como maior referência o samba, que tem origem em localidades pobres, geralmente ocupada por negros, mas que por sua beleza melódica e sua poesia em letras conquistou o Brasil e o mundo.

Sabedor dessas questões, o prefeito Marcelo Crivella (PRB), segundo o vereador João Mendes de Jesus, resolveu convidar a atual secretária de Cultura para assumir cargo tão importante para o desenvolvimento da cultura carioca e, consequentemente, abrir uma frente por intermédio de pessoa compromissada em levar cultura e conhecimento aos moradores do Leblon e aos moradores das comunidades mais pobres do Rio de Janeiro sem distinção, sendo que a preocupação em efetivar projetos de acesso à cultura é uma das maiores preocupações da secretária, que conta o apoio do prefeito Crivella.

“Eu estarei à frente da secretaria enquanto puder democratizar a cultura no Rio de Janeiro. Democratizá-la e fazer com que todos os cariocas, independente de suas origens sociais e condições financeiras, tenham acesso ao conhecimento em forma de cultura. Como secretária pretendo fazer com que os bairros das zonas norte, oeste, enfim, dos subúrbios mais longínquos, possam ter oportunidades de terem acesso à cultura, porque acredito que a cultura e a educação são o único caminho para salvar vidas, desenvolver e melhorar a sociedade”, disse Nilcemar Nogueira.

joao-mendes-de-jesus-prb-homenagem-nilcemar-foto2-renan-olaz-17-05-17Samba: patrimônio da humanidade

O vereador João Mendes de Jesus disse que Nilcemar Nogueira é personalidade importante e atuante no mundo do samba. Uma de suas maiores conquistas e ações foi quando ela liderou, em 2007, a campanha para que o gênero musical fosse reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. “Nilcemar Nogueira lutou muito para que o samba carioca fosse reconhecido pela Unesco, pois sabia que o samba de roda da Bahia ganhara a distinção como Patrimônio Cultural da Humanidade. Então o que se diria do samba carioca e suas inúmeras ramificações, linguagens e vertentes, a exemplo dos sambas canção, de breque, de terreiro, de partido alto, de enredo, além do pagode e o samba rock, que são verdadeiros tesouros culturais, populares, que ganharam o Rio de Janeiro, o Brasil e o mundo. Hoje o samba carioca é reconhecido como Patrimônio da Humanidade, graças ao empenho e à determinação de Nelcimar Nogueira”, ressaltou o vereador do PRB.

O parlamentar disse ainda que o Ministério da Cultura reconheceu o trabalho organizado por Nilcemar Nogueira, que é autora de importante trabalho apresentado à Fundação Getúlio Vargas, por intermédio da dissertação “De dentro da cartola: a poética de Agenor de Oliveira”. Além disso, a secretária de Cultura é autora do livro “Dona Zica — Tempero, amor e arte”.

Vale destacar também, de acordo com João Mendes de Jesus, que a secretária Nilcemar Nogueira foi presidente do Museu da Imagem e do Som e diretora de Carnaval da Mangueira. A secretária criou, em 2001, o Centro Cultural Cartola, localizado a poucos metros da quadra da tradicional escola de samba.

O espaço apresenta exposições permanentes sobre Cartola e Zica, assim como deu origem a projetos como a Orquestra de Violinos Cartola, que oferece trabalhos de oficina e que busca atrair jovens de famílias evangélicas, que resistem ao samba, sendo que o samba é cultura do povo carioca e os evangélicos cariocas são parte da cultura do Rio de Janeiro, porque não somos sectários e, sim, pessoas que buscam se integrar à sociedade, pois segmentos sociais de muita importância ao todo da sociedade.

“A música evangélica tem vários ritmos e um deles é o samba. O mundo evangélico possui gravadoras, produtores, músicos e cantores. Canta-se samba, sertanejas, rock, frevo, forró, MPB e todas as vertentes e estilos musicais, com apelos e letras evangélicas e, portanto, consideramos que gostamos de música, de arte e poesia. Somos parte intrínseca da sociedade e a ela pertencemos e desejamos o melhor para o desenvolvimento cultural do povo carioca, bem como nas áreas de economia, saúde, educação, emprego e segurança”, lembrou o republicano.

Para o político do PRB, Nilcemar Nogueira honra e orgulha o prefeito Marcelo Crivella e sua base política e partidária na câmara por ser membro de seu governo. João Mendes de Jesus lembrou ainda que Nilcemar é uma grande mulher e cidadã, que ainda criou o Festival de Samba de Partido Alto e, consequentemente, surgiu o Museu do Samba, que reúne um acervo que inclui depoimentos de nomes como Monarco, Delegado e Selminha Sorriso, dentre outras personalidades do samba e da cultura carioca e brasileira.

“A secretária é merecedora da Medalha Pedro Ernesto, a maior condecoração de honra e reconhecimento por parte do povo carioca àqueles e àquelas que realizaram algo importante e nobre para a sociedade carioca”, conclui João Mendes de Jesus.

Convidados

Participaram da composição da mesa durante a homenagem o irmão da secretária, Pedro Paulo Nogueira; filho da homenageada, João Vítor Nogueira; a pesquisadora Raquel Valença; a Porta-bandeira da Escola de Samba Beija-Flor, Selminha Sorriso; a integrante da Velha Guarda da Escola de Samba Portela, Tia Surica; e o  jornalista Aloy Jupiara.

Foram convidados ainda para o evento em homenagem à secretária de Cultura o músico e compositor Ivo Meirelles; a subsecretária de Cultura, Lilian Paranhos; o gestor do Centro Municipal da Cidadania, Ricardo Ximenes Tempeakow; o ator Mário Gomes; o presidente da Rio Filmes, Marcos Aurélio Marcondes; o vice-presidente do Olaria Atlético Clube, José Pinto Monteiro; o presidente da Ala dos Compositores da Mangueira, Rodemir Rodrigues; além de Antonia Fontinelle e demais celebridades e autoridades.

Texto: Ascom – vereador João Mendes de Jesus
Foto: Renan Olaz/CMRJ

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend