Ireuda Silva conduz mais uma edição do prêmio Maria Felipa em Salvador

Ireuda Silva conduz mais uma edição do prêmio Maria Felipa em Salvador

Prêmio é dedicado às mulheres negras que exercem funções destacadas na luta contra o preconceito e a autoafirmação

Salvador (BA) – A vereadora Ireuda Silva (PRB), vice-presidente da Comissão da Reparação da Câmara Municipal de Salvador, realizou, na quarta-feira (25), mais uma edição do prêmio Maria Felipa, dedicado às mulheres negras que exercem funções destacadas na luta contra o preconceito e em prol da autoafirmação.

Entre as 19 homenageadas, estiveram a promotora Lívia Vaz; a vereadora Marta Rodrigues; Dona Ana Freire; Carol Machado, coordenadora do movimento Novas Felipas; Edna Matos, diretora do Instituto Federal da Bahia em Santo Antonio de Jesus; e Esperanza Bioho, diretora da Fundação Cultural Colômbia Negra.

“Me sinto honrada neste momento. Temos aqui muitas guerreiras e mulheres empoderadas. Lutaram para vencer muitas barreiras. Ser negra e mulher não é fácil.  Homenagear as que se destacam na luta contra o preconceito é o mínimo que podemos fazer para reafirmar o nosso posicionamento”, destacou Ireuda Silva, pedindo aplausos do público para todas as mulheres.

A vereadora Marta Rodrigues enalteceu o papel de Ireuda Silva na iniciativa de valorização das mulheres. “Somos todas Felipas. Essa negona, como chamo a vereadora Ireuda, é uma guerreira”, disse.

A promotora Lívia Vaz destacou que a data serve para reflexão. “Somos expressão herdada da nossa ancestralidade. Conjugamos e vivemos com voracidade o verbo ‘resistir’”, disse em sua fala.

Um dos pontos altos da noite ocorreu ao final do evento, quando Ireuda descobriu que era uma das homenageadas. O prêmio foi entregue por seu filho, que também discursou. “O império machista não quer ver que o nosso objetivo é somar e não dividir”, disse a republicana, emocionada.

Fizeram parte da mesa, além da vereadora Ireuda Silva, a deputada federal Tia Eron (PRB-BA); a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; a deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ); a secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento; a comandante da Ronda Maria da Penha, major Denice Santiago; a estilista e artesã, Negra Jhô; e o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, representando o Tribunal de Justiça da Bahia.

Texto e fotos: Ascom – vereadora Ireuda Silva
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.