Internação compulsória de usuários de drogas é tema de reunião no RJ

Internação compulsória de usuários de drogas é tema de reunião no RJ

Marcelo Crivella (PRB) é o primeiro prefeito do país a se reunir com o governo federal para tratar da implementação da nova legislação sobre o tema

Rio de Janeiro (RJ) – A Prefeitura do Rio de Janeiro foi a primeira do país a se reunir com o governo federal para tratar da implementação da nova legislação federal que autoriza a internação compulsória de usuários de drogas. O encontro que começou a detalhar a colaboração entre os entes federativos reuniu na quinta-feira (8), no Palácio da Cidade, o prefeito Marcelo Crivella (PRB) e o ministro da Cidadania, Osmar Terra. Os dois discutiram ações conjuntas para acolher esses usuários, além de políticas de prevenção e segurança, que também terão a participação do governo estadual.

“Quero agradecer a visita do ministro Osmar Terra, que veio nos ajudar numa política de prevenção ao uso de drogas e para podermos colocar em prática a nova lei. O governador também estará conosco. A vinda do ministro é para construirmos esse sistema, garantirmos que haverá vagas, consultas, que o sistema vai funcionar adequadamente”, afirmou Crivella.”Estou muito feliz. Essa parceria está sendo feita pela primeira vez, seremos um exemplo para o Brasil”, completou.

Na segunda-feira (5), o Diário Oficial do Município publicou decreto do prefeito determinando como deveria ser a assistência a pessoas em situação de rua e com orientações para a recuperação de dependentes de drogas. O texto estabelece regras e condições de acolhimento e também para internações voluntárias e involuntárias. Será criado um Cadastro Municipal da População em Situação de Rua que servirá de base para a adoção das medidas adequadas, a partir dos perfis sociais encontrados.

A Lei Federal 13.840, que altera pontos do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e autoriza a internação involuntária, foi sancionada em junho deste ano pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. O ministro Osmar Terra elogiou a Prefeitura do Rio por seu pioneirismo nessa área. “A lei foi aprovada há pouco tempo. A partir da aprovação, (o Rio) é a primeira capital que nos chama e está disposta a enfrentar essa questão”, afirmou o ministro. “A partir de hoje, vamos ter uma força-tarefa em contato direito com vocês, prefeito. Nós queremos que todos os programas possíveis sejam aplicados aqui no Rio de Janeiro e queremos que a cidade seja vitrine para o país”, disse Osmar Terra.

Após a reunião, o prefeito e o ministro participaram do Encontro das Comunidades Terapêuticas e Entidades de Prevenção e Reinserção Social. O evento reuniu autoridades como o secretário Nacional de Cuidado e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Junior, o secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Mendes, o subsecretário Estadual de Prevenção à Dependência Química, Bruno Marini, e o coordenador de Politicas sobre Drogas, Douglas Manassés.

Mais de 200 pessoas ligadas a entidades que lidam com a questão estiveram presentes ao encontro, que contou ainda com a apresentação do coral Um Novo Caminho. “O palácio se solidariza, se dignifica, com eventos como este, de histórias de superação. Por amor a essas pessoas, nós vamos empregar todos os nossos esforços para trabalharmos na vida dessas vítimas das drogas”, afirmou Crivella.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.