Hospital da Mangueira ganha departamento de Geriatria e Gerontologia

Departamento de gerontologia é inaugurado no Hospital da Mangueira

Hospital Municipal Barata Ribeiro passa a ter 122 leitos, sendo 58 para idosos, e recebeu equipamentos, climatização e novo sistema de iluminação

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB), e a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, inauguraram, nesta sexta-feira (7), às 7h30, o novo Departamento de Geriatria e Gerontologia, no Hospital Municipal Barata Ribeiro, na Mangueira. A nova unidade oficializa a fusão do Barata Ribeiro com o antigo Instituto de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro, que funcionava Vila Isabel e foi desativado por problemas estruturais em 2014.

O espaço, com 58 leitos no terceiro andar do hospital, recebeu obras de reforma e climatização dos ambientes com splits, substituição do sistema de iluminação e nova pintura das enfermarias e circulação feitas pela RioUrbe com investimento de R$ 1.160 milhão.

“Hoje eu estou tendo o prazer de estar ao lado da nossa secretária de Saúde e do diretor do Hospital Barata Ribeiro, para inaugurar este centro que cuida das pessoas da terceira idade. O ‘Barata’ está tendo uma ampliação em termos de espaço. Estamos agora com 122 leitos, coisa que o ‘Barata’ nunca teve. E estamos também com novos equipamentos: três carrinhos de anestesia novos, camas, arcos cirúrgicos em C, temos o serviço de raio-x digital. E o ar condicionado, pois, antes era muito quente. Estamos nos preparando para instalar a tomografia. O hospital está sendo revitalizado e hoje estamos muito felizes por isso”, disse Crivella.

As mudanças promovem melhoria na acessibilidade dos usuários e qualificação na atenção ao ambulatório, agora instalado na Policlínica Hélio Pellegrino, na Praça da Bandeira, oferecendo serviços de cardiologia, fisioterapia, pequenas cirurgias e dermatologia. Já os idosos internados passaram a contar com Ortopedia e Cirurgia Plástica no Hospital Municipal Barata Ribeiro.

“Isso entra para a história do hospital. Nós nunca tivemos 122 leitos. Isso fica para a história da cidade. Fico muito grato ao prefeito por ter nos brindado com esta possibilidade de atender a quem tanto merece”, acrescentou Radanezi Potengy, diretor do hospital.

A fusão proporciona melhoria e economia dos recursos, entre elas com as escalas de plantão em uma unidade com maior porte. Portanto, o Hospital Municipal Barata Ribeiro passa a ter 122 leitos, contanto com os 58 do novo departamento.

“São leitos em um hospital que tem serviços como ortopedia, cirurgia plástica, plantão 24 horas, laboratório. É a qualidade do atendimento que a gente prometeu e está dando para os nossos idosos na rede municipal de Saúde”, disse a secretária.

Vale ressaltar que, com a fusão oficializada pelo Decreto 45.925 de 6 de maio de 2019, nenhum serviço foi suprimido e que a medida foi submetida e aprovada pelo Conselho Distrital de Saúde da AP 2.2.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.