Escolas de Boa Vista precisam auxiliar aluno com déficit de atenção

Escolas de Boa Vista precisam auxiliar aluno com déficit de atenção

Medida é prevista em lei do vereador Manoel Neves que obriga as escolas a acompanhar e auxiliar alunos portadores de TDAH em escolas da capital

Boa Vista (RR) – O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar e sua prevalência é maior entre os meninos. Os sintomas incluem falta de atenção, hiperatividade e impulsividade. Uma das principais dificuldades que as crianças enfrentam é em manter o foco nas atividades escolares, além da agitação motora que pode comprometer o aproveitamento escolar.

E foi pensando nessas questões, que já existe em Boa Vista a obrigatoriedade por lei para que as escolas públicas e privadas promovam medidas para auxiliar professores, coordenadores e diretores para identificar, acompanhar e auxiliar o aluno portador de TDAH. A lei municipal n° 1.847/2018, aprovada ano passado, é de autoria do vereador Manoel Neves.

Ele explica que a detecção precoce e o acompanhamento dos alunos com Déficit de Atenção devem envolver exames periódicos e avaliações psicopedagógicos, preferencialmente com auxílio de médicos, psicólogos e fonoaudiólogos. Além disso, a legislação municipal garante capacitação permanente aos educadores. “Dessa forma, a escola fica preparada e terá condições para identificar sinais de TDAH bem como flexibilizar o currículo e fazer avaliações diversificadas, que contemplem as habilidades das crianças ao mesmo em que se atende as necessidades educacionais específicas de desenvolvimento do aluno”, explicou Manoel Neves. 

A sugestão do parlamentar com a lei é para que as secretarias de Educação e de Saúde devam trabalhar em parceria para ofertar cursos de capacitação e treinamento. O vereador acredita que as medidas propostas na legislação vão proporcionar melhorias para o aprendizado das crianças com TDAH, uma vez que as ações vão esclarecer ainda mais essa pauta.

“Os estudantes que possuem o TDAH, atualmente são confundidos como inquietos. Os professores, infelizmente, não têm conhecimento suficiente do assunto. A ideia é tentar preencher uma lacuna para que estes alunos sejam incentivados, em conformidade com suas especificidades, a realizar um tratamento correto com psicopedagogos, em como qualificando os professores para lidar com esse tipo de situação”, ressaltou Manoel Neves.

Texto e foto: Ascom – vereador Manoel Neves
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.