Em Brasília, Erika Negarottê busca melhorias para povos indígenas de Comodoro (MT)

Em Brasília, Erika Negarottê busca melhorias para povos indígenas de Comodoro (MT)

Republicana participou de reuniões na Funai, visitou a liderança do PRB na Câmara e gabinetes de deputados de Mato Grosso em busca de recursos para o município

Brasília (DF) –  A vereadora Érika Negarottê (PRB) esteve em Brasília entre os dias 19 e 21 em busca de recursos e de uma posição da Fundação Nacional do índio (Funai) e do Ministério Público sobre a regularização de terras indígenas no município de Comodoro. A republicana também visitou a liderança do PRB na Câmara.

Na Funai, a parlamentar e uma comitiva composta por uma vereadora e dez lideranças (caciques) de etnias Bororo, Bakairi e Nambikwara, da qual pertence Érika, discutiram a questão da regularização com o presidente do órgão, Franklimberg Ribeiro de Freitas, que designou uma equipe a visitar o município de Comodoro ainda este mês para avaliar e discutir in loco as condições dos indígenas.

“A reunião com o presidente da Funai foi muito proveitosa e vamos continuar discutindo a possibilidade de os índios desenvolverem a agropecuária, que é roça mecanizada. Nas nossas terras os índios já trabalham com a agropecuária, mas o que precisa mesmo é regularizar. Dentro da reserva não só os indígenas usam o pasto, mas também os fazendeiros que arrendam por um preço injusto. Então, a Funai em sua obrigação tem que regularizar estas terras par que os indígenas trabalhem dentro da lei”, explicou Érika.

Segunda a republicana, 62% das terras de Comodoro, cerca de um milhão de hectares, são reservas indígenas onde habitam cerca de dois índios, mas segunda ela, eles não podem usufruir da terra com plantações para garantirem o sustento.

“A situação lá é crítica, o índio não tem meios financeiros. O único ganho são o assistencialismo como o Bolsa Família e a aposentadoria. Eles precisam se vestir, se alimentar, pois só de caça e pesca não tem mais como viver. Eles precisam de dinheiro para se manter, comprar remédios e estudar. Desde há muitos anos o índio vem sendo o guardião das terras, mas ele não está sendo beneficiado, usufruindo daquilo que dizem ser dele”, destacou a parlamentar.

Além da agenda na Funai, a parlamentar também visitou os gabinetes solicitando recursos para a área da saúde e a para abertura de estradas na zona rural do município. 

Érika é membro das comissões de Educação e Saúde da Câmara de Comodoro e tem atuado junto à comunidade e autoridades na busca por mais investimentos para estes setores.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – Funai

 Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.