É lei: escolas de Caxias do Sul terão ensino de Libras

É lei: escolas de Caxias do Sul terão ensino de Libras

Lei sancionada pelo prefeito Daniel Guerra (Republicanos) institui, como disciplina curricular, a Língua Brasileira de Sinais na rede pública e privada

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (Republicanos) sancionou na semana passada a lei que institui, como disciplina curricular, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na rede pública e privada de Educação Infantil e Ensino Fundamental para pessoas surdas e ouvintes. A lei garante ainda o acesso dos pais de estudantes surdos às instituições de ensino. Em julho de 2015, enquanto exercia mandato de vereador, Daniel Guerra protocolou projeto com esse objetivo.

Conforme o texto, reconhece-se como meio legal de comunicação e expressão a Libras e outros recursos de expressão a ela associados em Caxias do Sul. Além disso, consta que professores surdos deverão ter prioridade para o ensino de Libras. O prazo para que os sistemas de ensino cumpram as exigências estabelecidas é de três anos.

A formação de docentes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa constituam-se em línguas de instrução, de modo a viabilizar a formação bilíngue. Já para o ensino de Libras nos anos finais do Ensino Fundamental, deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras, ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.

Reunião para encaminhamentos

O prefeito Daniel Guerra recebeu, no dia 14 de agosto, membros da Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul, para conhecer as principais demandas da comunidade surda e fazer encaminhamentos das reivindicações. Na ocasião, um dos assuntos abordados foi o projeto de lei de inserção do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na rede municipal de educação. “Essa bandeira da comunidade surda é muito familiar para mim, desde quando era vereador”, afirmou o prefeito.

Conforme Lais de Melo, integrante da Sociedade, é importante a presença de surdos em reuniões. “Participando, nós podermos decidir algumas coisas, porque somos surdos e muitas pessoas não conseguem nos entender. Nossa luta é a mesma”, destacou.

“É muito importante para nós termos o reconhecimento da importância do ensino de Libras na educação. Porque nós precisamos ter acesso aos lugares e que as pessoas entendam o que nós falamos. Por a educação ser o início, ela é fundamental”, salientou o titular da Coordenadoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Tibiriçá Maineri (Republicanos).

Estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete, Chico Guerra; a secretária de Governo, Patrícia Haubert; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza; a secretária de Governo, Patrícia Haubert; o secretário do Planejamento, Fernando Mondadori; o secretário da Cultura, Joemir da Silva Neto; a secretária da Educação, Marina Matiello; a secretária de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi; o secretário da Saúde, Júlio Freitas; o diretor de logística da Secretaria da Saúde, Cleiton de Bortoli; e os vereadores Renato Nunes e Elisandro Fiuza (Republicanos).

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Daniel Bianchi

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.