É lei: Campo Grande terá pontos de ônibus sustentáveis

É lei: Campo Grande terá pontos de ônibus sustentáveis

De autoria do vereador Gilmar da Cruz (PRB), contêineres com telhado verde e placas solares serão instalados em locais de grande fluxo de passageiros

Campo Grande (MS) – Foi sancionada nesta quinta-feira (2), pelo prefeito de Campo Grande, a lei que autoriza a criação do Programa Ponto de Ônibus Sustentável. Feitos de contêineres com telhado verde e placas solares que geram energia limpa, os pontos devem ser instalados em locais de grande fluxo de passageiros.

“O abrigo tem por objetivo valorizar a urbanização e mobilidade da cidade e proporcionar conforto ao usuário do transporte coletivo. Considerando a sustentabilidade, no reaproveitamento de produtos recicláveis e materiais que minimizam o consumo de recursos naturais. É motivo de muita alegria para nós incentivamos soluções sustentáveis”, comemorou o vereador Gilmar da Cruz (PRB), autor da lei.

De acordo com a nova legislação publicada em Diário Oficial, o programa poderá ser adotado pela empresa concessionária de transporte coletivo ou por empresas privadas que tenham interesse. Assim, as empresas serão responsáveis pela manutenção do ponto adotado.

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) serão as responsáveis por fiscalizar a instalação dos pontos de ônibus sustentáveis. Os locais onde os pontos poderão ser instalados serão determinados pela Agetran.

 

Saiba mais

O projeto de lei apresentado por Gilmar da Cruz, foi aprovado na Câmara Municipal em março deste ano. Os pontos de ônibus sustentáveis já existem em outras cidade como Cuiabá (MT) e em Florianópolis (SC).

Em Cuiabá o conceito é o mesmo: que o setor privado invista nos pontos de ônibus e seja responsável pela manutenção. Na capital mato-grossense, a empresa responsável pode usufruir do espaço para fins publicitários. Já em Florianópolis, o ponto de ônibus também conta com entrada USB, para que os passageiros possam carregar o celular, e vagas exclusivas para pessoas com deficiência.

Texto e foto: Ascom – vereador Gilmar da Cruz
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.