Desfile cívico de Caxias reúne mais de 10 mil pessoas

Desfile cívico de Caxias reúne mais de 10 mil pessoas

O prefeito Fábio Gentil (Republicanos) assistiu o desfile do início ao fim. O deputado estadual Zé Gentil (Republicanos-MA) também esteve presente

Caxias (MA) – A festa da Independência em Caxias começou cedo, por volta das 8h, com a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Fábio Gentil (Republicanos); do Maranhão, pelo comandante da Polícia Militar em Caxias, Márcio Silva; e a bandeira de Caxias, pelo vereador Ximenes, ao som do Hino Nacional, executado pela banda de música Lira Municipal e acompanhado pelo público, tropas das instituições militares e das forças de segurança que atuam no município. O ato foi prestigiado por representantes do legislativo municipal, secretários municipais e adjuntos, coordenadores, supervisores, representantes de ONG’s e sociedade civil em geral.

A data de 7 de setembro representa a liberdade do povo brasileiro do jugo português há 197 anos. As comemorações em Caxias são marcantes, com uma tradição forte. O evento reuniu mais de 10 mil pessoas desfilando e outras centenas de pessoas acompanharam cada momento do ato cívico ao longo da Rua 1º de Agosto até a Praça do Pantheon, que se transformaram no “Corredor da Independência”.

O desfile oficial foi realizado após a revista às tropas militares, realizada pelo prefeito Fábio Gentil e o vice-prefeito Paulinho; o deputado estadual Adelmo Soares; o deputado estadual Zé Gentil (Republicanos-MA), além de representantes das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e Guarda Municipal.

O prefeito de Caxias assistiu do início ao fim o desfile cívico 2019 e destacou a importância de valorizarmos as pessoas com deficiência e os símbolos nacionais, que são sinônimo de amor à pátria. “É preciso que possamos trabalhar, produzir, acreditar em nossos sonhos, porque essa é a única forma de conquistarmos. Eu tenho certeza que se cada um fizer a sua parte, o momento será de sublime êxito. Nós temos que demonstrar o nosso patriotismo e o nosso amor à bandeira e ao nosso país. Você vê que mesmo nesse calor as pessoas participam e demonstram seu amor pela cidade. Nosso objetivo é incluir todas as crianças, jovens e adultos, nós temos que respeitar e amar as pessoas, e a cada dia a gente se supera para que possa trazer todas as pessoas com deficiência junto ao meio social, para que o educando esteja próximo ao educador. Para mim está satisfatório, nós conseguimos alcançar o nosso objetivo, o nosso tema foi muito bem aceito, valorizado e respeitado”, afirma Fábio Gentil.

“Hoje a gente vê a passagem de mais um 7 de setembro, com um diferencial, só cresce o amor do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, pela cidade. O evento está bem organizado, e quero dizer que estamos sempre à disposição do povo de Caxias”, lembra o deputado estadual Zé Gentil.

Esse ano a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia abordou o tema: “Inclusão Educacional – O privilégio de conviver com as diferenças” e cada escola levou para o desfile lemas específicos.

A dona de casa Maria Lurdes achou importante debater um tema que, segundo ela, é muito atual. “Temos sim que falar sobre inclusão e deixar de preconceito, todo ser humano merece respeito e liberdade, independência é isso”, destacou. “Eu gostei de participar porque o desfile ajuda a gente a respeitar as pessoas”, disse Willian Rocha, aluno.

Além das escolas das redes municipal, estadual, federal e particular, desfilaram os colaboradores de todas as secretarias municipais, entidades religiosas e vários grupos da sociedade civil organizada, totalizando mais de 50 instituições, todos ao som das bandas fanfarras e da Banda Marcial de Caxias, que foi lançada durante o evento, denominada de Euterpe Cariman, homenageando um grande músico caxiense.

Antes do final do desfile, o grupo de ciclismo Caxias Bike Adventure também participou e fez sua apresentação, além de representantes das secretarias municipais e da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caxias. O encerramento foi com as instituições de segurança: Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiros Civis e Militares, Agentes de Trânsito, Tiro de Guerra, equipe do SAMU e Polícia Rodoviária Federal.

A Semana da Independência de Caxias continua com os desfiles na zona rural: Povoado Cabeceira de São Pedro (09/09); Buenos Aires (10/09); Povoado Alecrim (12/09); Povoado Brejinho (12/09) e Povoado Caxirimbú (13/09).

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.