Daniel Guerra entrega obra de tanque de contenção para evitar alagamentos nos bairros

O tanque tem a função de conter as águas da chuva captadas de parte dos bairros Centro, Madureira, Exposição, Nossa Senhora de Lourdes, Jardelino Ramos e Jardim América

Publicado em 22/11/2017 - 00:00

Daniel Guerra entrega obra de tanque de contenção para evitar alagamentos nos bairros
O tanque tem a função de conter as águas da chuva captadas de parte dos bairros Centro, Madureira, Exposição, Nossa Senhora de Lourdes, Jardelino Ramos e Jardim América

Caxias do Sul (RS) – Um novo tanque de contenção para evitar alagamentos na região do bairro Pio X foi entregue à comunidade, na segunda-feira (20), pelo prefeito Daniel Guerra (PRB). O empreendimento tem dois mil metros quadrados de área superficial e capacidade para armazenar no subsolo aproximadamente 4,4 milhões de litros de água. O ato foi acompanhado pelo titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Leandro Pavan, responsável pelo projeto e execução dos trabalhos.

O tanque tem a função de conter as águas da chuva captadas de parte dos bairros Centro, Madureira, Exposição, Nossa Senhora de Lourdes, Jardelino Ramos e Jardim América, para evitar o alagamento das regiões mais planas, como São José, Pio X e Santa Catarina. Por meio dele, aumenta-se a capacidade de retenção do sistema de drenagem, minimizando possíveis  enchentes e inundações.

Daniel Guerra entrega obra de tanque de contenção para evitar alagamentos nos bairrosO tanque custou cerca de R$ 3 milhões e foi executado com equipes próprias da Smosp. “Com a construção deste tanque, foi obtido um ganho enorme na capacidade de retenção temporária da água da chuva, evitando assim uma sobrecarga indesejada nas redes de drenagem das regiões localizados mais abaixo. Além disso, cercamos e cobrimos o tanque com piso de concreto para que a área externa possa ser plenamente aproveitada também para outras finalidades”, acrescentou o secretário Pavan.

Durante a entrega, Guerra visitou a Escola Estadual Especial João Prataviera, que fica ao lado do tanque, e fez um importante anúncio. “Desde a época em que era vereador, eu já tinha conhecimento das dificuldades dessa escola e da necessidade de um pátio para os alunos. Por isso, quero propor que a escola utilize a área disponível do tanque de contenção da prefeitura como um espaço ao ar livre para os estudantes”, revelou Daniel Guerra. Para isso, a diretora, Irene Boeira, se comprometeu a fazer um ofício para a Secretaria Municipal da Educação (Smed) com essa solicitação, que será avaliada legalmente pelo Município.

“A escola atende 129 alunos com deficiência intelectual ou comorbidades, como autismo. E eles precisam de um espaço ao ar livre, como uma quadra de esportes, para pegarem sol e se divertirem no intervalo. Se conseguirmos esse espaço disponibilizado pelo município, será maravilhoso para nós”, completou Irene.

Além de poderem aproveitar o espaço, a direção da escola enfatizou que a obra acabou com o problema do Arroio Tega, que estava a céu aberto, e trazia mau cheiro e infestação de mosquitos para as proximidades, principalmente nos dias de calor.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend