Daniel Guerra e prefeitos da região lançam “Roteiro Caminhos de Caravaggio”

Daniel Guerra e prefeitos da região lançam "Roteiro Caminhos de Caravaggio"

Cerimônia aconteceu na tarde de sábado (4), no Auditório do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha (RS)

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) e a titular da Secretaria Municipal do Turismo (Semtur), Renata Carraro, participaram da cerimônia de lançamento do “Roteiro Caminhos de Caravaggio”. O ato foi na tarde de sábado (4), no Auditório do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha.

Um vídeo de apresentação do roteiro foi mostrado durante o evento, na presença dos secretários de Turismo das cinco cidades. A titular da Semtur de Caxias do Sul ressaltou o trabalho dos servidores envolvidos. “Quero agradecer a todos os colegas das pastas de Turismo e aos secretários que, incansavelmente, dedicaram seu tempo em reuniões e encontros para que o Roteiro Caminhos de Caravaggio saísse do papel”, relatou Renata.

Durante a cerimônia, também foram apresentados os materiais gráficos da rota, como o guia oficial do peregrino, fôlder e passaporte. O guia traz diversas orientações de como fazer a caminhada, onde se hospedar, pontos de apoio e onde se alimentar, entre outras. Esse material estará disponível nos santuários, nas secretarias de Turismo e em outros pontos que sejam de fácil acesso para os peregrinos.

O prefeito Daniel Guerra destacou a importância da união das prefeituras para a consolidação desse novo roteiro turístico. “Esse trajeto é da Serra Gaúcha, uma grande marca que vende, atrai e faz com que tenhamos turistas em todas as cidades. Quero agradecer ao trabalho e esforço conjunto de todos, inclusive das entidades e também do Poder Legislativo dos municípios que possibilitou o consórcio para a criação do roteiro. Peço que a Mãe (Nossa Senhora de Caravaggio) abençoe o Caminhos de Caravaggio e que seja uma experiência única para todos que o fizerem”, disse o republicano.

Além do prefeito, também estavam presentes na cerimônia a primeira-dama, Andrea Marchetto Guerra; o chefe de Gabinete, Chico Guerra (PRB); e os secretários municipais do Planejamento, Fernando Mondadori; da Habitação, Claudir Bittencourt; além de prefeitos e representantes dos outros quatro municípios que fazem parte do roteiro: Claiton Gonçalves (Farroupilha); Constantino Orsolin (Canela); José Carlos Ramos de Almeida, secretário do Turismo de Gramado, representando o prefeito José Alfredo de Castilhos Bertolucci; e Regis Luis Hahn (Nova Petrópolis). A deputada estadual Fran Somensi (PRB-RS) também participou representando o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara.

Como um ato simbólico de inauguração do Caminhos de Caravaggio, o grupo de corredores “Fugindo da Genoveva”, de Caxias do Sul, percorreu os 200 km do trajeto em 26 horas. Eles saíram de Canela na manhã de sexta-feira (3) e chegaram para o evento no sábado.

“O roteiro está muito bom, bem sinalizado. Nós fizemos questão de não conhecer antes o trajeto e nos surpreendemos positivamente com o percurso. Claro, alguns trechos não são fáceis e o caminho exige muita preparação, mas foi muito gratificante. No ano que vem, faremos o roteiro de novo”, contou Paulo Sônego, um dos participantes do grupo de corredores.

Para encerrar, os prefeitos de Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Canela e Nova Petrópolis e os secretários de Turismo fizeram o descerramento da placa símbolo do roteiro, no largo do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

Roteiro Caminhos de Caravaggio

A Serra Gaúcha é um destino turístico consolidado no mercado, especialmente pelas belas paisagens, pelos atrativos culturais ligados às colonizações italiana e alemã e pela farta gastronomia. Para fortalecer ainda mais esse destino, nacional e internacionalmente, torna-se importante integrar as cidades turísticas da região, ofertando novos roteiros de qualidade e desenvolvendo novas oportunidades para as comunidades locais.

A rota Caminhos de Caravaggio liga os santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha ao de Canela, passando por estradas nas zonas rural e urbana dos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela. Em Caxias do Sul, o trajeto passa pelos distritos de Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí e Vila Cristina. A Semtur, com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), instalou uma sinalização temporária no trajeto para que os peregrinos tenham informações da rota e dos pontos de apoio.

O roteiro de âmbito regional conta com, aproximadamente, 200 quilômetros que aproximarão as regiões turísticas da Uva e doVinho e das Hortênsias. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta ou por outros meios de deslocamento. Todos permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes. Além do contato visual com a natureza, o roteiro proporciona introspecção, elevação espiritual e superação de desafios. Os percursos diários sugeridos variam de 15 a 28 km até a chegada ao destino.

O projeto também conta com o apoio da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul e Nomas Consultoria.

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Mateus Argenta

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.