RJ: prefeito visita hospital referência na saúde da mulher

RJ: prefeito visita hospital referência na saúde da mulher

Marcelo Crivella (Republicanos) esteve no Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, em Bangu, na Zona Oeste

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) visitou nesta terça-feira (20), o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, em Bangu, na Zona Oeste. A unidade é referência no cuidado da saúde feminina, em especial para partos. Durante cerca de uma hora, Crivella ouviu médicos e pacientes, observou o trabalho na UTI neonatal e conversou com cerca de 50 estagiários de enfermagem que estavam em seu primeiro dia de atuação, alunos de 4° a 9° períodos de três faculdades.

“É uma unidade modelo, de referência e bem equipada com UTI neonatal, que recebe gestantes de risco. São mais de 40 cirurgias por mês, uma produção grande e importantíssima para a cidade. Quando assumimos o governo, o serviço de ginecologia estava praticamente desativado. Mudamos os contratos e reabrimos os leitos”, afirmou Crivella, ao lado da secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.

O Hospital da Mulher oferece serviços cirúrgicos de obstetrícia e ginecologia. São, ao todo, 72 leitos obstétricos e nove ginecológicos, reabertos na atual gestão, além de 25 leitos do complexo neonatal. A unidade atende a 2.600 mulheres por mês (1.800 na emergência e 800 no ambulatório).

Victória Macieira, de 20 anos, é uma delas. Com o filho Anthony, nascido em 23 de julho, prematuro de apenas 29 semanas, ela relembra o medo que teve de perder o bebê. E sente o alívio de quem vive agora uma história feliz. “Ele chegou muito debilitado na UTI, e achei que ia perder meu filho. Ter o Anthony nos meus braços agora é a melhor sensação. As enfermeiras cuidaram dele com muito carinho. Agora, ele está bem e ganhando peso”, contou.

Outra mãe passou pelo mesmo susto e experimenta a mesma gratidão. Aline Vanessa da Silva, 40 anos, viveu uma gravidez de alto risco, devido à hipertensão. A filha, Pérola, de dois meses, nasceu com problemas de saúde. Agora está bem. Passou por fisioterapia e segue sendo monitorada. “Minha filha é um milagre, resultado do esforço dos profissionais daqui e de uma UTI muito bem equipada”, relatou.

A unidade conta com serviço ambulatorial de obstetrícia (pré-natal alto risco), clínica médica, endocrinologia, mastologia, psicologia, nutrição e serviço social. Além de oferecer exames como mamografia, ultrassonografia radiológica, colposcopia e patologias cervicais.

Uma das especialidades no atendimento é o parto humanizado (feito sem procedimentos invasivos, de maneira mais natural e conduzido pela paciente, com assistência de equipe multiprofissional). São realizados pelo menos 350 do tipo por mês.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Nilo Ventura

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.