Crivella visita escola onde Prefeitura realiza exames oftalmológicos

Projeto Novo Olhar Kids está sendo realizado na Escola Municipal Dilermando Cruz, em Ramos, Zona Norte

Publicado em 28/2/2018 - 00:00

Crivella visita escola onde Prefeitura realiza exames oftalmológicos
Projeto Novo Olhar Kids está sendo realizado na Escola Municipal Dilermando Cruz, em Ramos, Zona Norte

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), esteve, nesta quarta-feira (28), com alunos da Escola Municipal Dilermando Cruz, em Ramos, Zona Norte, local da segunda etapa do projeto Novo Olhar Kids, das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos. Estudantes dos 6 aos 16 anos fizeram exames oftalmológicos na escola para receber óculos, gratuitamente, da Prefeitura do Rio. Nesta etapa serão beneficiados 500 crianças e adolescentes atendidos pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Ao todo, serão realizados 11 eventos, um em cada CRE, para atender 5,5 mil alunos em cada, num total de 5.500 favorecidos pelo programa.

Crivella visita escola onde Prefeitura realiza exames oftalmológicos“Esse é um evento que vai se repetir todo este mês, com o início das aulas de 2018. Eles vêm, fazem o exame e recebem o diagnóstico. Aí os óculos são encomendados e, 30 dias depois, eles vão receber gratuitamente. Hoje aqui, a ideia é atender 500 pessoas e, ao longo deste mês de março, serão milhares de pessoas. Isso vai melhorar o desempenho escolar de nossas crianças”, destacou o prefeito.

A iniciativa nasceu de uma percepção dos professores, levada à Prefeitura, de que muitos alunos tinham dificuldade de aprendizado devido a problemas de visão. Com isso, Crivella determinou que fossem feitos exames e providenciados óculos para os estudantes.

“As pessoas falam assim: “Ah, Crivella, por que tirou dinheiro do carnaval?” Mas se a gente gasta demais no carnaval, depois fica faltando óculos para o seu filho – disse o prefeito, voltando-se para os pais, ao lado das crianças e dos adolescentes. – O prefeito é aplaudido na avenida, e todo mundo fala bem do prefeito, mas do que adianta falarem bem de mim se o seu filho não tem óculos, não está enxergando? O que é melhor? Falarem bem do prefeito ou o seu filho poder abrir o livro, ler tudo direitinho, assistir à aula com prazer e tirar nota 10 na escola?”, indagou Crivella.

Crivella visita escola onde Prefeitura realiza exames oftalmológicosPara viabilizar o programa, a Prefeitura firmou, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, parceria com a Fundação Leão XIII, do governo estadual. A parte inicial é o exame de vista do aluno. Depois, a avaliação continua no aparelho chamado de auto refrator, que verifica o grau e tira uma foto do globo ocular. E termina na consulta com o oftalmologista. O estudante pode escolher entre cinco opções de armações. Após um mês, é só buscar os óculos na escola onde o evento foi realizado.

“Em um momento de crise, como este que estamos passando, procuramos fazer parcerias para atender a população. E é esse trabalho integrado que faz com que a gente consiga levar mais qualidade de vida aos cariocas. Desta vez, é um esforço conjunto nosso, da Assistência Social, com a Educação e a Fundação Leão XIII, do governo do estado. O que mostra que, quando há vontade e gestão, é possível fazer”, destacou o secretário de Assistência Social, Pedro Fernandes.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend