Crivella suspende pela terceira vez cobrança de pedágio na Linha Amarela

Crivella suspende pela terceira vez cobrança de pedágio na Linha Amarela

A medida vale por 19 meses e tem como objetivo refazer o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) assinou um novo decreto, publicado nesta terça-feira (21) no Diário Oficial do Município, em que suspende a cobrança do pedágio da Linha Amarela, no sentido Fundão. A medida vale por 19 meses e tem como objetivo refazer o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão. Essa é a terceira vez que a prefeitura adota a medida. A primeira foi em 20 de dezembro de 2018; e a segunda, em 1º de fevereiro deste ano. Nas duas ocasiões anteriores, uma liminar judicial restabeleceu a cobrança.

A secretária municipal de Transportes, Virgínia Salerno, e o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, foram na manhã desta terça até a sede da Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, entregar a notificação com a determinação do prefeito Marcelo Crivella para que as cancelas fossem erguidas e os carros, liberados. A cobrança do pedágio, no sentido Ilha do Governador, foi suspensa às 9h40. A operação contou com apoio de agentes da Guarda Municipal.

“O pedágio da Linha Amarela está aberto por 19 meses, para alívio do contribuinte. Espero que a população do Rio seja ressarcida desses mais de R$ 200 milhões que desequilibraram o contrato, devido ao 11º termo aditivo da obra feita em 2010, que teve sobrepreço comprovado pelos engenheiros e também em delações por parte dos fiscais”, afirmou Crivella.

O novo decreto levou em consideração o resultado de auditoria e processo administrativo, além de uma comissão de sindicância administrativa. Foram encontradas cobranças irregulares por parte do consórcio Lamsa, com acréscimo de preço em cerca de 150% em serviços, resultando em prejuízo de aproximadamente R$ 225 milhões. Vale ressaltar que todas as obras e serviços de engenharia da prefeitura devem ser pautados, obrigatoriamente, no Sistema de Custos de Obras (SCO).

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto 1: Edvaldo Reis
Foto 2: Paulo Sérgio

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.