Crivella revoga decreto que proibia feiras de artesanato e variedades

Crivella revoga decreto que proibia feiras de artesanato e variedades

Trabalhadores vão ocupar espaços ociosos da cidade e ajudar na revitalização

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) assinou, nesta sexta-feira (20), no Palácio da Cidade, em Botafogo, decreto que revoga a proibição do funcionamento de feiras de variedades na cidade, onde são vendidos artesanato, moda e culinária. O novo texto, que torna sem efeito uma lei do ano 2000, cria um grupo de trabalho cuja missão será, em até 45 dias, formular a nova legislação para esse tipo de comércio de rua.

Crivella revoga decreto que proibia feiras de artesanato e variedades“Hoje lançamos o que é uma inspiração justa e legítima de muitos anos: um grupo de trabalho para ouvir os trabalhadores das feiras de variedades e ter uma lei boa, uma lei que permita, numa época de alto desemprego na cidade, que eles tenham uma atividade rentável e possam trabalhar em paz”, afirmou Crivella.

O grupo de trabalho reúne representantes de órgãos municipais e organizadores e expositores das feiras. A partir das reuniões será definida uma lista com 34 locais onde esses comerciantes poderão trabalhar nos próximos 45 dias, enquanto a nova legislação é elaborada. Parte das praças escolhidas está ociosa e, com a presença dos feirantes, elas poderão ser revitalizadas.

“Esse novo decreto incentiva a ocupação dos espaços públicos ociosos, levando economia criativa, segurança e lazer. É um marco na nossa cidade. Ganha a economia criativa e ganha a população”, comentou o secretário municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, Felipe Michel.

A artesã Suzane Klein, 81 anos, é uma das beneficiadas. Ela começou no ofício com apenas 4 anos de idade, e em 2007 passou a vender em feiras seus produtos de tricô e crochê, entre outros objetos.

“Poder voltar às feiras é uma maravilha. Agora vocês vão poder me ver nas feiras! Eu já tenho uma certa idade, é difícil trabalhar. O artesanato faz parte da minha vida. Quando eu faço artesanato, eu esqueço de tudo, de todos os problemas. Estou muito feliz!”, comemorou dona Suzane.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.