Crivella revoga decreto que proibia feiras de artesanato e variedades

Crivella revoga decreto que proibia feiras de artesanato e variedades

Trabalhadores vão ocupar espaços ociosos da cidade e ajudar na revitalização

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) assinou, nesta sexta-feira (20), no Palácio da Cidade, em Botafogo, decreto que revoga a proibição do funcionamento de feiras de variedades na cidade, onde são vendidos artesanato, moda e culinária. O novo texto, que torna sem efeito uma lei do ano 2000, cria um grupo de trabalho cuja missão será, em até 45 dias, formular a nova legislação para esse tipo de comércio de rua.

Crivella revoga decreto que proibia feiras de artesanato e variedades“Hoje lançamos o que é uma inspiração justa e legítima de muitos anos: um grupo de trabalho para ouvir os trabalhadores das feiras de variedades e ter uma lei boa, uma lei que permita, numa época de alto desemprego na cidade, que eles tenham uma atividade rentável e possam trabalhar em paz”, afirmou Crivella.

O grupo de trabalho reúne representantes de órgãos municipais e organizadores e expositores das feiras. A partir das reuniões será definida uma lista com 34 locais onde esses comerciantes poderão trabalhar nos próximos 45 dias, enquanto a nova legislação é elaborada. Parte das praças escolhidas está ociosa e, com a presença dos feirantes, elas poderão ser revitalizadas.

“Esse novo decreto incentiva a ocupação dos espaços públicos ociosos, levando economia criativa, segurança e lazer. É um marco na nossa cidade. Ganha a economia criativa e ganha a população”, comentou o secretário municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, Felipe Michel.

A artesã Suzane Klein, 81 anos, é uma das beneficiadas. Ela começou no ofício com apenas 4 anos de idade, e em 2007 passou a vender em feiras seus produtos de tricô e crochê, entre outros objetos.

“Poder voltar às feiras é uma maravilha. Agora vocês vão poder me ver nas feiras! Eu já tenho uma certa idade, é difícil trabalhar. O artesanato faz parte da minha vida. Quando eu faço artesanato, eu esqueço de tudo, de todos os problemas. Estou muito feliz!”, comemorou dona Suzane.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.