Crivella quer gestão do Porto do Rio nos moldes de Roterdã

Crivella quer gestão do Porto do Rio nos moldes de Roterdã

O prefeito esteve reunido com o diretor comercial, Roland van Assche (foto); o gerente diretor Peter Lugthart; e gerente comercial, Frans Hellenthal

Roterdã (Holanda) – O Porto de Roterdã, na Holanda, o mais importante em atividade econômica na Europa, servirá de modelo para o prefeito Marcelo Crivella (PRB) implementar o projeto de municipalização das operações portuárias na cidade. Com esse objetivo, Crivella se reuniu, nesta quarta-feira (14), com representantes da Port of Rotterdam Internacional, empresa que administra o porto holandês e movimenta cerca de 465 milhões de toneladas por ano, mais do que o dobro do segundo maior porto europeu, Antuérpia, na Bélgica, e três vezes mais do que o Porto de Hamburgo, na Alemanha.

O prefeito esteve reunido com o diretor comercial, Roland van Assche (foto); o gerente diretor Peter Lugthart; e gerente comercial, Frans Hellenthal, que informaram que o Porto de Roterdã gera cerca de 150 mil empregos, diretos (60 mil) e indiretos (90 mil). Segundo eles, há uma interação muito grande com a cidade de Roterdã e é o maior empregador nessa região.

O Porto de Roterdã tem uma escola de atividades portuárias, que presta, inclusive, cooperação a portos no Brasil, tais como Vitória e Fortaleza. A Prefeitura do Rio pretende firmar uma cooperação entre o Rio e Roterdã.

Seguindo, assim, o exemplo do porto holandês, o Porto do Rio deve ampliar o seu calado, que hoje não passa de 12 metros, para 26 metros, a fim de permitir a entrada de todo tipo de embarcação, inclusive o recebimento de supercargueiros.

Em abril passado, ao entregar a proposta de municipalização ao ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, em Brasília, o prefeito do Rio lembrou que a União já havia concedido a gestão de portos a outros municípios do País. Crivella ressaltou a importância econômica e estratégica para a cidade e para o estado, acrescentando que o Porto do Rio tem capacidade para movimentar 5,5 milhões de toneladas de carga. Na ocasião, o prefeito estimou que a municipalização do porto renderia receitas de, no mínimo, R$ 100 milhões por ano.

A autoridade do Porto de Roterdã é formada por várias empresas que, em pool, tem uma administração central, a Agência Portuária. Assim, eles administram o Porto, que é propriedade da cidade de Roterdã, mas sua gestão é realizada por terceiros por meio de concessão. Este modelo pode ser adotado no Rio de Janeiro, caso o porto seja municipalizado.

O Porto de Roterdã tem complexo industrial, logístico e de serviços conectado pelo mar ao mundo e por via fluvial e terrestre ao centro da Europa. O complexo industrial inclui galpões e tanques de armazenamento de produtos, refinarias, indústrias químicas, bioenergéticas e alimentícias, plantas de produção de energia (carvão, gás, biocombustíveis).

A empresa que administra o porto holandês busca criar uma rede de portos na Europa, América Latina, Oriente Médio e Caribe, além de deter 50% de participação no Porto de Sohar, em Oman (Península Arábica), cujo movimento de carga cresceu de 4 milhões de toneladas para 45 milhões de toneladas nos últimos dez anos.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente, Rubens Teixeira, e o coordenador de Relações Internacionais, Antônio Fernando Mello.

Texto: Ascom – prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Divulgação e Ricardo Cassiano

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.