Crivella participa do Dia D de Multivacinação na Fiocruz

A campanha visa atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes e reduzir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis

Publicado em 18/9/2017 - 00:00

A campanha visa atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes e reduzir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) acompanhou, no sábado (16), na Fiocruz, o Dia D de Multivacinação. Iniciada no último dia 11, a campanha visa atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes e reduzir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. Até o momento, já foram aplicadas 34.455 doses de todas as vacinas do calendário básico nas mais de 200 unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) do Rio.

A campanha segue até o próximo dia 22. As unidades funcionarão das 8h ao meio-dia. Durante a semana, a vacinação acontece das 8h às 17h. Ao chegar à Fiocruz, acompanhado da primeira-dama, Sylvia Jane Crivella, o prefeito vestiu a camiseta da campanha de vacinação, que recebeu das mãos da presidente da Fiocruz, Nisia Trindade Lima.

“Estamos recuperando o calendário de vacinação. Tem vacina para quem precisar. Se for idoso tem vacina da gripe. Temos vacinas para todos aqueles que não completaram a sua prescrição”, comentou Crivella.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente (Pentavalente, Meningo C, Pneumo 10, Rotavírus, VIP, Tríplice viral, DTP, Tetra viral, Hepatite A, Hepatite B, HPV e Dupla bacteriana) estão disponíveis nas unidades de saúde. Os principais objetivos da campanha são a atualização das vacinas para os integrantes dos grupos alvos e

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda que pais e responsáveis levem aos postos a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal. Os documentos são avaliados pelas equipes de saúde e eventuais doses que não tenham sido feitas na época indicada são aplicadas.

O público com indicação para receber a segunda dose da vacina contra a gripe também está contemplado. Para o grupo de adolescentes de 9 a 14 anos, estão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice viral, Dupla adulto, contra Hepatite B e contra HPV, esta última específica para as meninas.

Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de Atenção Primária mais próxima de sua residência para informação, orientação e avaliação clínica da criança. Para encontrar a unidade de referência, basta acessar no site da Secretaria Municipal de Saúde o link “Onde ser atendido” ou ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no número 1746.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend