Crivella lança serviço que beneficia saúde do consumidor

Crivella lança serviço que beneficia saúde do consumidor

Serviço de Inspeção Municipal (SIM) aumenta controle sobre produtos de origem animal e vegetal

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) lançou na quinta-feira (1º), no Palácio da Cidade, em Botafogo, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Trata-se de um programa inovador na cidade que vai permitir maior controle e melhor fiscalização de produtos de origem animal e vegetal, aumentando a segurança para a saúde do consumidor. A iniciativa, regulamentada por decreto, institui a inspeção agropecuária no município, com a criação do Registro de Estabelecimento de Produção Agropecuária (Repa).

Além de benefícios à saúde pública, o projeto auxiliará a agroindústria familiar e pequenos produtores de queijos, hambúrgueres e linguiças artesanais, entre outros empreendedores. Com frequência, eles ficam impedidos de se regularizar por falta de autorização sanitária. Com o SIM, poderão, ainda este ano, se formalizar no próprio município, o que vai alavancar o crescimento de muitos negócios na cidade.

“A dimensão que estamos dando ao empreendedorismo carioca hoje é muito grande”, afirmou o prefeito Marcelo Crivella, durante o evento que reuniu cerca de 200 pessoas.

Outro segmento contemplado é o de comércio de autosserviço, como supermercados, restaurantes, açougues e laticínios. Com o SIM, esses estabelecimentos poderão vender artigos de fabricação própria, além de fracionar e preparar, em um ambiente controlado e adequado às normas sanitárias, produtos como carne moída, espetinhos, bifes rolê e à milanesa.

“Essa iniciativa é uma revolução, um avanço, uma inovação. É pensar de uma forma desburocratizada. É tudo o que a gente esperava”, afirmou o empresário Fernando Breschnik, dono de um restaurante no Grajaú que produz artesanalmente cerca de mil quilos de linguiça por mês para consumo no próprio estabelecimento. Com a medida, ele espera triplicar a produção.

Selos permitirão identificação de produtos do Rio

A criação do SIM foi possível graças ao Código Sanitário do Rio, elaborado durante dois anos por técnicos da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, e aprovado por unanimidade na Câmara dos Vereadores em dezembro de 2018, com implantação em 2019. Para colocar em prática o SIM, a Prefeitura criou selos específicos para cada segmento, o que permitirá a identificação e comercialização dos produtos fabricados dentro do município.

“Na prática, mais do que proporcionar a legalização dos negócios, o SIM vai reforçar o combate aos produtos clandestinos. Ele trará também avanços nas ações de prevenção aos riscos à saúde do consumidor, contribuindo até para minimizar a ocupação de leitos da rede de saúde”, explicou Márcia Rolim, subsecretária de Vigilância Sanitária do Rio.

Em uma próxima etapa, o SIM permitirá que a Vigilância Sanitária solicite ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) a equivalência do novo serviço do Rio no Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), expandindo as fronteiras de comercialização dos produtos genuinamente cariocas.

“São muitas conquistas com a criação da inspeção agropecuária que, em breve, proporcionará à Vigilância fiscalizar a cadeia alimentar como um todo, do campo à mesa do consumidor”, afirmou Aline Borges, coordenadora de Alimentos da Subvisa.

Participaram do evento os secretários municipais de Saúde, Beatriz Busch, de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Renato Moura, a chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura do Rio de Janeiro, Jamyle Saad Maiolino Vianna, o vereador e presidente da Comissão permanente de Abastecimento, Indústria, Comércio e Agricultura da Câmara Municipal, Rafael Aloisio Freitas, além de representantes de setores ligados ao comércio de alimentos, como o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fábio Queiroz.

“É muito importante a confiança do empresário. Uma iniciativa como essa deixa o empresário ávido para empreender. E essa é a chave para que a gente saia deste momento econômico”, afirmou Fábio Queiroz.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Nelson Duarte

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.