Crivella lança projeto Guarda Mirim para alunos da rede municipal de ensino

Crivella lança projeto Guarda Mirim para alunos da rede municipal de ensino

Iniciativa estimula o exercício da cidadania e conscientiza sobre valores morais, éticos e sociais

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) lançou, nesta quarta-feira (29), o projeto Guarda Mirim, voltado para alunos da rede municipal de ensino, em solenidade na sede da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), em São Cristóvão. O objetivo da iniciativa é estimular os alunos a exercerem sua cidadania e conscientizá-los sobre a importância de valores morais, éticos e sociais. O projeto-piloto conta com aulas práticas e teóricas e a participação de 120 alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental das escolas municipais Princesa Isabel, em Santa Cruz, e Medalhista Olímpico Diego Matias Hypólito, em Inhoaíba, ambas na Zona Oeste.

“Temos 650 mil crianças nas nossas escolas e metade delas vem de famílias que recebem a Bolsa Família. São famílias que têm pouco rendimento. A Secretaria de Educação está atenta a isso e, a partir de agora, está promovendo atividades pedagógicas aos sábados para os alunos, que depois almoçam na unidade escolar. Não são atividades obrigatórias, mas são para os que querem e precisam. Parabenizo a iniciativa da Secretaria de Educação pela Guarda Mirim, com a nossa Guarda Municipal”, afirmou Crivella.

A iniciativa é desenvolvida pela GM-Rio e pelas secretarias municipais de Educação (SME), Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e Ordem Pública (Seop). Com a proposta, os alunos se tornarão multiplicadores dos conhecimentos para que se estabeleça a “corrente do bem”. Eles repassarão os ensinamentos para pais, responsáveis e amigos, fortalecendo a difusão das mensagens propositivas.

As aulas são ministradas por guardas municipais do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) e da Academia da GM-Rio. A iniciativa pretende ainda contribuir para reduzir a evasão escolar e aumentar o rendimento dos alunos. O conteúdo aborda temas transversais ao currículo escolar, como história da cidade do Rio de Janeiro, postura e disciplina, prevenção à violência, educação socioemocional, vivência em direitos humanos, combate ao mosquito da dengue, valorização da mulher, violência doméstica, segurança no trânsito, atendimento pré-hospitalar, sustentabilidade, integração família-escola e segurança física de instalações.

“É com muito orgulho que apresentamos esse projeto ao prefeito e à nossa cidade. Vocês são o nosso futuro. Precisamos resgatar valores, respeitar a família, valorizar pai e mãe e valorizar a escola, pois ela é muito importante e vai transformar suas vidas. Com esse projeto, tenho certeza que, ao final desse curso, vão ter muito mais coisa a dizer e estaremos aqui para ouvi-los, enquanto guardas mirins, escutando o que podemos melhorar na nossa cidade”, afirmou a secretária municipal de Educação, Talma Suane.

O projeto conta ainda com atividades externas, como a primeira visita à Guarda Municipal realizada nesta quarta-feira, quando os alunos participaram de atividades lúdicas com a Ronda Escolar e o showdog (com demonstração de adestramento do Grupamento de Cães). Também conheceram as instalações do Grupamento de Operações Especiais (GOE) e a sala da Banda de Música, que fez uma apresentação especial.

A comandante da Guarda Municipal, inspetora-geral Tatiana Mendes, foi uma das idealizadoras do projeto e acompanhou de perto todo o planejamento do projeto, em execução desde março.

“A Guarda Mirim é um sonho antigo da Ronda Escolar, que tive a honra de comandar durante 15 anos. Ao longo de todo esse tempo trabalhando nas escolas, vimos como a Guarda pode ser interativa e participativa na formação de vida das nossas crianças e adolescentes. Tenho certeza que a Guarda Mirim será uma referência no Rio de Janeiro e já queremos estendê-la para outras unidades escolares futuramente”, disse.

No cronograma também estão previstas visitas ao Corpo de Bombeiros e ao Museu da Light, além de aulas de educação para o trânsito com a equipe da Operação Lei Seca e trilha guiada por guardas municipais.

Texto: Ascom – Prefeitura Rio de Janeiro
Foto: Paulo Araújo

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.