Crivella lança plataforma Universidade.Rio

Plataforma Universidade.Rio é um programa de interação com os estudantes voltado para temas relacionados ao Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da cidade

Publicado em 24/9/2019 - 00:00 Atualizado em 28/6/2020 - 19:55

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) lançou, nesta segunda-feira (23), a plataforma Universidade.Rio, um programa de interação com os estudantes voltado para temas relacionados ao Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da cidade. O plano define diretrizes e ações a serem implementadas até 2030, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Casa Civil e a Secretaria Especial de Turismo, vai oferecer desde estágios remunerados até atividades complementares, como palestras, oficinas e debates para os acadêmicos, além de sugestões de temas para pesquisas que podem contribuir para mudanças na cidade.

“Essa plataforma abre as portas da Prefeitura para o mundo acadêmico. Vamos trazer pessoas para estagiar com a gente. Nesse primeiro momento, turismo e meio ambiente, mas depois vamos abrir em todas as áreas. A Prefeitura está trabalhando com obras, meio ambiente, hospitais, e há atividades em todos os setores da ciência. É difícil definir quem vai ganhar mais com esse projeto, se os estudantes ou a Prefeitura. Sem dúvida, será uma troca riquíssima para ambos os lados”, disse Crivella, durante cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Crivella lança plataforma Universidade.RioA ideia de criação do programa surgiu da necessidade de uma interação maior da Prefeitura com o meio acadêmico. A demanda partiu das instituições de ensino superior: trabalhos de conclusão de curso carecem de uma temática mais municipal. A pretensão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é, no ano que vem, promover concursos de monografias ou artigos científicos para estimular as universidades a pensar mais o Rio.

Na Plataforma Universidade.Rio, os usuários vão encontrar o aplicativo aPlanet, em que poderão acompanhar todos os eventos da cidade relacionados ao Plano de Desenvolvimento Sustentável. O aplicativo será responsável por registrar na plataforma as horas de atividades complementares que poderão ser validadas pelas instituições de ensino.

“Os alunos, hoje, são obrigados a fazer 360 horas de atividades extracurriculares. A gente vai colocar no aplicativo todas as possibilidades de eventos que têm a ver com a Prefeitura, não só de meio ambiente. O aplicativo vai funcionar como uma lista de eventos, em que o aluno pode se inscrever para participar, e, nos que ele estiver presente, vai gerar um currículo”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Queiroz.

A plataforma está oferecendo 31 vagas de estágios remunerados em: Biologia, Ciências Ambientais, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Florestal, Arquitetura, Administração, Geologia, Comunicação Social, Design, Direito, Relações Internacionais, Veterinária e Geografia.

Também serão oferecidas vagas para estágios obrigatórios não remunerados – o estudante precisa cursar para obtenção do diploma. As inscrições para os estágios remunerados vão até o dia 30 de setembro e podem ser feitas por meio do Universidade.Rio.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Reportar Erro
Send this to a friend