Crivella inicia entrega de 15 mil papeleiras e 12 mil contêineres de lixo

Crivella inicia entrega de 15 mil papeleiras e 12 mil contêineres de lixo

“A população pode ficar tranquila porque estamos recolocando as ‘laranjinhas’ (papeleiras) na cidade inteira”, disse Crivella

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) iniciou nesta quinta-feira (17), em Copacabana, a entrega de 15 mil papeleiras e 12 mil contêineres de lixo, que serão instalados em ruas e praias de toda a cidade. Para atender ao pedido da população carioca, Crivella negociou com os fornecedores a antecipação da entrega dos equipamentos. O trabalho de reposição seguirá durante a semana e também no fim de semana. Cada papeleira custou R$ 88,33. Já o preço unitário do contêiner foi de R$ 284,99.

“A população pode ficar tranquila porque estamos recolocando as ‘laranjinhas’ (papeleiras) na cidade inteira. Mas eu gostaria de fazer um apelo. Peço à população do Rio que cuide das lixeiras porque isso custa caro e nós temos constantes vandalismos. Através do 1746, temos agora um lugar para as pessoas mandarem fotos. Por favor, mande uma foto do seu celular mostrando o ato de vandalismo para que a gente possa tomar providências”, pediu o prefeito.

Atos de vandalismo e furto são os principais motivos de perda dos dois tipos de equipamentos. No caso das papeleiras, o vandalismo atinge em algumas áreas até 25%. A Comlurb tinha instalado 64.616 unidades pela cidade e cerca de 13.600 já foram vandalizadas. Além disso, aproximadamente 17 mil foram perdidas por motivos diferentes, sendo 18% por conta de furtos, entre 9% e 10% por se tornarem sucata e 72% sofreram desgaste natural, sendo retiradas pelas gerências regionais da companhia. Restavam cerca de 34 mil papeleiras, após algumas reposições, manutenção e conserto do que era possível ser recuperado pela Comlurb.

No caso dos contêineres, a perda por furto é maior do que por vandalismo. Nos últimos três anos, o percentual de furto, danos e fim de vida útil desse tipo de equipamento chegou a 70%. No carnaval, durante a passagem de blocos, 19% dos contêineres colocados para atender aos foliões foram furtados. No Sambódromo e Terreirão, chega a 21%. De acordo com a Comlurb, durante o réveillon, apenas na orla de Copacabana foram instalados 750 contêineres e 121 deles foram roubados.

“A população tem que se conscientizar que o bem público é como a extensão de sua própria casa. Temos que zelar e preservar. Cada vez que um ato de vandalismo ou de furto acontece, todos perdemos. As áreas e os bens são compartilhados e devem ser cuidados pela comunidade”, afirmou o presidente da Comlurb, Tarquínio Almeida.

A disposição das papeleiras nas ruas e dos contêineres nas praias respeita um planejamento e estudos realizados por técnicos da Comlurb. A nova reposição irá obedecer às regras de instalação nas áreas onde a companhia detectou maior necessidade. No caso das papeleiras, a prioridade será por locais com maior fluxo de pedestres, centros comerciais, pontos de ônibus e de táxi.

Para reduzir perdas futuras por conta de vandalismo, as papeleiras passaram por estudos e os novos equipamentos entregues apresentam mudanças que os tornam mais resistentes e dificultam a abertura sem chave.

A durabilidade das papeleiras é de até cinco anos, recebendo limpeza, manutenção e o cuidado da população. A Comlurb reforça que elas são destinadas apenas para pequenos resíduos. Se receberem lixo domiciliar, caixas e sofrerem uso de força para inclusão de objetos grandes, o tempo de vida útil cai. Já os contêineres, além de sofrerem muitas perdas por furto, estão mais expostos aos efeitos da maresia, sol e chuva, demandando mais cuidados.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.