Crivella inaugura nova estação de tratamento de esgoto Vila Kennedy

Crivella inaugura nova estação de tratamento de esgoto Vila Kennedy

Com reforma e ampliação, equipamento tratará esgotos de toda a localidade

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) inaugurou no sábado (7), a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vila Kennedy. O equipamento, reformado e ampliado, permitirá o tratamento de todo o esgoto produzido na localidade, beneficiando 58 mil pessoas. A inauguração também teve a participação da concessionária Zona Oeste Mais Saneamento, responsável pela coleta e tratamento de esgoto de 22 bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Com as obras, a capacidade de tratamento da ETE Vila Kennedy aumentou de 40 litros por segundo para 70 litros por segundo. A reforma durou 10 meses, ao custo de R$ 15 milhões, com recursos privados.

“A grande novidade que nós todos aplaudimos é que você não sente cheiro nenhum porque, além do tratamento mecânico, há também o tratamento biológico a base de bactérias. Entra o esgoto e sai água para reuso, uma vitória da Prefeitura, uma vitória da Zona Oeste”, afirmou Crivella.

Vila Kennedy é um dos 22 bairros da Zona Oeste que compõem a Área de Planejamento 5 (AP5), região que abrange a concessão dos serviços de esgotamento sanitário, promovida pela Prefeitura do Rio. A Fundação Rio-Águas é o ente regulador do contrato de concessão, e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação, o ente concedente dos serviços no município.

Sobre a Concessão na AP5

A concessão dos serviços de esgotamento sanitário na região tem duração de 30 anos, a partir de 2012, e prevê uma progressão de investimentos da concessionária, a fim de promover a universalização do esgoto tratado nos bairros atendidos. A Fundação Rio-Águas atua no acompanhamento e fiscalização do contrato de concessão, como ente regulador da Prefeitura do Rio, para garantir o cumprimento do plano de investimentos na região e zelar pelo bom atendimento ao usuário.

Desde 2012, foram investidos mais de R$ 600 milhões pela concessionária Zona Oeste Mais Saneamento na AP5. A cobertura de atendimento com esgoto tratado saiu de 5% para, aproximadamente, 36%, entre 2012 e 2019. Foram construídos mais de 360 km de novas redes e coletores de esgoto, em sistema separador absoluto; a Estação de Tratamento de Esgoto Deodoro foi entregue, com capacidade de tratamento de 750 litros por segundo, além de ter sido realizada reativação e recuperação de 16 estações de tratamento e 14 estações elevatórias de esgoto.

Os bairros atendidos pela concessionária Zona Oeste Mais Saneamento são: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo Grande, Campo dos Afonsos, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Vila Militar e Vila Kennedy.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Marcos de Paula
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.