Crivella entrega RGIs a 146 famílias em Senador Camará

Crivella entrega RGIs a 146 famílias em Senador Camará

Ao todo, Crivella entregou documento de propriedade de imóveis a dez mil famílias. A previsão, até o fim do governo, é de que a conta chegue a 25 mil RGIs

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) entregou, nesta quarta-feira (9), o Registro Geral de Imóveis (RGI) a 416 famílias do Condomínio Residencial Destri, em Senador Camará, Zona Oeste. Desde o início da atual gestão municipal, dez mil famílias (em torno de 40 mil pessoas) receberam o documento de propriedade de seus imóveis. A previsão, até o fim do governo, é de que essa conta chegue a 25 mil famílias (cerca de 100 mil pessoas) beneficiadas.

“No dia do meu aniversário, estou tendo o grande presente de poder dar o RGI para moradores desse condomínio, que estavam esperando há anos. Isso faz com que eles tenham a posse do imóvel. Ao longo da vida, pessoas humildes já foram enganadas muitas vezes, e a tendência é achar que o sonho nunca vai se realizar. Hoje o RGI termina uma etapa importante na vida dessas pessoas, que é a casa própria. Um apartamento desses é um monumento à sua trajetória de vida”, afirmou Crivella, que ganhou um bolo de presente dos moradores.

Crivella entrega RGIs a 146 famílias em Senador CamaráProtegidos da chuva, durante a solenidade, por uma tenda instalada na área de lazer do condomínio, moradores saíram de alma lavada, literalmente, com a conquista do RGI.

“Eu, minha filha (Cássia, de 39 anos) e meus netos (Lane, 21, e João, 9) morávamos num barraco, em meio a ratos, baratas e constantes tiroteios na Favela da Metral. Aqui, nossa vida ganhou mais sentido, com mais dignidade e paz para viver”, contou Leonice da Silva, de 71 anos.

Reginaldo de Brito Leal, de 57 anos, revelou que mal conseguia dormir, contando os dias para receber o “tão sonhado pedaço de papel (RGI)”. “Antes eu ficava intrigado, pois morava num apartamento meu, mas que não era meu, por falta desse documento fundamental. Agora posso bater no peito e gritar: O imóvel, enfim, é meu, de verdade!”, disse Reginaldo, acompanhado da esposa, Joelma Leal, 52.

O RGI garante a propriedade dos apartamentos e significa a realização do sonho da casa própria. O Residencial Destri, inaugurado em 2012, fica na Avenida Santa Cruz, 7.190 e tem 421 unidades, distribuídas em 28 blocos. Cinco famílias receberão o RGI posteriormente, tão logo providenciem documentos pendentes. Os beneficiados foram sorteados por meio do programa Minha Casa Minha Vida, parceria da Prefeitura com o Governo Federal, via Caixa Econômica, para construção de habitações populares.

Nos últimos dois anos, já foram entregues cerca de nove mil moradias construídas pelo Minha Casa Minha Vida, ajudando a realizar o sonho do imóvel próprio para mais de 35 mil pessoas que vivem na cidade do Rio. O secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação (SMIHC), Sebastião Bruno, participou da cerimônia em Senador Camará.

Saiba mais sobre o Minha Casa Minha Vida

Há duas formas de participação no programa: por reassentamento, quando famílias são retiradas de locais de risco ou são vítimas de desabamentos, deslizamentos ou temporais; ou por sorteio, quando o candidato se inscreve para ser contemplado com imóvel. O valor da prestação varia de R$ 80 a R$ 270 mensais.

Os interessados devem ter mais de 18 anos e se inscrever na Rua da Constituição 34, Centro. Para a adesão é preciso apresentar a documentação original do titular do cadastro e do cônjuge, se houver.

Os documentos necessários para participar são carteira de identidade; certidão do registro civil; CPF; comprovante de residência; contracheque ou comprovante de benefícios que prove renda; e certidão de nascimento de filhos menores de 18 anos.

Podem participar pessoas que não têm casa própria ou financiamento habitacional em qualquer localidade do Brasil e que nunca foram beneficiadas por programas de habitação social do governo.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.