Crivella entrega novos veículos à Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Crivella entrega novos veículos à Guarda Municipal do Rio de Janeiro

“Essa nova frota representa mais segurança. O povo do Rio precisa de mais segurança para andar nas ruas, ir à escola, fazer comércio, prestar serviços e atrair investimentos de fora”, diz Crivella

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) apresentou, nesta segunda-feira (12), na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão, Zona Norte, a nova frota de carros e motocicletas da instituição, que troca o bege pelo azul. São 287 veículos alugados. A mudança de cor não tem custo para a Prefeitura porque o contrato de locação já previa a renovação da frota. A nova cor, usada pela GM por dez anos, de 1993 a 2003, segue recomendação do Estatuto das Guardas Municipais, que padroniza o uso de uniformes e equipamentos em azul-marinho.

“Essa nova frota representa mais segurança. O povo do Rio precisa de mais segurança para andar nas ruas, ir à escola, fazer comércio, prestar serviços e atrair investimentos de fora. O Rio foi vítima dos seus últimos governantes e viveu a pior crise da sua história. Isso precisa ser superado, e segurança é o primeiro passo”, disse Crivella.

Com recursos do Fundo Especial de Ordem Pública, administrado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a Guarda renovou o contrato de locação de veículos. O novo prazo é de 24 meses, no valor de R$ 20.789.570,40, pelo aluguel de veículos novos e manutenção preventiva e corretiva. A frota atual, de 2015, está sendo substituída conforme prevê o contrato de veículos operacionais, que, por serem de uso severo, têm maior desgaste e vida útil inferior à de um carro particular.

São os seguintes os 287 veículos alugados, que se somam aos 153 carros próprios da Guarda Municipal, cuja frota total é de 440:

• 110 carros leves;
• 88 picapes (26 pequenas e 62 grandes, uma delas para transporte de cães);
• 31 vans (uma também adaptada para cães);
• 58 motocicletas (modelos Honda XRE 300 cilindradas e Honda NC 750 cilindradas).

Os veículos da Guarda são empregados na rotina diária de patrulhamento e também nas diversas missões realizadas em todas as regiões da cidade, como na fiscalização do trânsito, visitas às unidades escolares, ações nas praias e em pontos turísticos e também em praças, parques e nas áreas de preservação ambiental, entre outros.

“Retornar a cor azul é um sonho antigo da instituição porque a nossa identificação se perdeu no tom cáqui, que é muito claro. É importante destacar que essa mudança não teve custo para a prefeitura, porque o contrato de locação já previa a renovação da frota. Então, agora teremos carros novos e, em breve, faremos a aquisição dos uniformes que virão na cor azul marinho e com certeza fará toda a diferença na nossa cidade”, declarou a comandante da Guarda Municipal do Rio, inspetora geral Tatiana Mendes.

Sobre o Fundo Especial de Ordem Pública

O Fundo Especial de Ordem Pública (Feop) foi criado pela Lei Municipal nº 6.235, de 25/08/2017, regulamentada pelo decreto nº 43.583, de 28/08/2017. O Feop tem como principais objetivos a modernização e capacitação da Guarda Municipal; contratação de policiais militares, via PROEIS, para atuação em conjunto com a GM-Rio; implantação e ampliação do programa Rio Mais Seguro; entre outros. O Fundo é composto pelas receitas destinadas pela Lei Orçamentária Anual; 100% das receitas dos serviços de remoção, leilão e estádia de veículos, e de multas aplicadas no transporte remunerado irregular de passageiros e no VLT; 50% das receitas do Programa Lixo Zero; 30% das multas de trânsito; entre outras fontes.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.