Crivella entrega mais 80 autonomias a taxistas

Crivella entrega mais 80 autonomias a taxistas

São agora 1.830 distribuídas a auxiliares em pouco mais de dois anos e meio. Na gestão anterior, foram apenas 589, ao longo de quatro anos

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) entregou 80 autonomias de táxi durante cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, na quinta-feira (12). São agora 1.830 distribuídas a auxiliares em pouco mais de dois anos e meio. Na gestão anterior, foram apenas 589, ao longo de quatro anos.

“As autonomias permitem aos taxistas ficar livres do pagamento de diárias. E dá a chance de melhorar a renda da família”, destacou Crivella.

Dejanir Pereira, 64 anos, que o diga. Depois de duas décadas, ele conseguiu enfim o documento que vai lhe permitir trabalhar só para si. “A vida do auxiliar é duríssima. Em 20 anos de praça, devo ter comprado uns 30 carros ou mais para os outros, com o que já paguei de diária. Ter a autonomia é uma libertação. Os R$ 2,2 mil que pago por mês de diária, quando eu não precisar pagar mais, vão ajudar minha família”, desabafou.

Carla Souza, 46 anos, e Josilene Sommer, 39, pagam R$ 100 por dia aos seus permissionários. As duas já fazem planos para o momento em que poderão economizar esse dinheiro. “A autonomia é a realização de um sonho de mais de dez anos”, vibrou Carla.

Josilene, viúva há quatro anos, disse que o documento é “uma conquista”. O marido, que também era taxista, sonhou por 14 anos com a autonomia. “É uma homenagem para ele”, contou, mostrando o certificado.

Há oito anos na profissão, assim como Josilene, Kellyn Priscilla dos Santos, 32 anos, revelou que segue uma tradição familiar. “Sou neta e filha de taxistas. Meu pai foi do primeiro grupo contemplado pelo programa ‘Diárias Nunca Mais'”, lembrou.

Os beneficiados com as autonomias são motoristas auxiliares (homens e mulheres) com maior tempo de serviço como taxista. Seguindo o que foi estabelecido em decreto municipal, 10% das 80 autonomias entregues nesta quinta são reservadas a motoristas com deficiência, outros 10% a mulheres e mais 10% a taxistas que tenham pessoas com deficiência como dependentes econômicos.

Atualmente, a cidade do Rio de Janeiro tem cerca de 31 mil permissionários e 20 mil auxiliares de táxi.

Procon ajuda taxistas

Como de praxe, o Procon Carioca acompanhou a entrega das autonomias. Atendentes do órgão registraram pedidos de taxistas endividados para renegociação com os credores. O objetivo é evitar que haja impedimentos no processo de compra de seus veículos.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Edvaldo Reis

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.