Crivella entrega documento da casa própria a mais 294 famílias em Triagem

Crivella entrega documento da casa própria a mais 294 famílias em Triagem

O documento garante a propriedade dos apartamentos e significa a realização do sonho da casa própria para pessoas de baixa renda que antes viviam em locais de risco

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) entregou nesta quarta-feira (6), o Registro Geral de Imóveis (RGI) a 294 famílias do Condomínio Bairro Carioca III, em Triagem, Zona Norte. O documento garante a propriedade dos apartamentos e significa a realização do sonho da casa própria para pessoas de baixa renda que antes viviam em locais de risco. A maioria foi reassentada após remoção dessas áreas ou é vítima de desabamento, deslizamento ou temporal.

“Esse documento de propriedade é muito importante, é a garantia de vocês. Agora o imóvel tem valor”, afirmou Crivella aos moradores.

Acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação, Sebastião Bruno, o prefeito anunciou melhorias no entorno:

“Vamos colocar aqui uma tela linda (para proteção do condomínio), do mesmo tipo que a gente usou no Parque de Madureira, de teflon, que fica retinha, esticada, e vai valorizar os imóveis de vocês. Vamos garantir que o RGI chegue para todos os moradores do Bairro Carioca, de todos os blocos. E vamos fazer campinho de futebol e consertar a quadra”, disse, ao lado do professor Carlos de Jesus, que dirige um projeto esportivo com treinos de modalidades diversas, como futebol e jiu-jitsu, para 300 crianças e adolescentes da região.

Com as entregas de RGI desta quarta, a Prefeitura do Rio chega a 12.112 famílias (ou 47,6 mil pessoas) beneficiadas desde o início da atual gestão. A previsão, até o fim do governo, é de que o programa alcance 25 mil famílias (cerca de 100 mil pessoas) com o documento de propriedade de seus imóveis. Também durante a atual gestão, já foram entregues cerca de 9 mil moradias construídas pelo Minha Casa Minha Vida, o que ajudou a realizar o sonho de 35 mil pessoas que vivem na cidade do Rio.

O Bairro Carioca III, inaugurado em 2012, tem 300 unidades, distribuídas em sete blocos. E muitas histórias de vidas transformadas pelo direito a uma moradia digna e, agora, com propriedade reconhecida por lei.

“Com o RGI fico mais tranquila. É muito orgulho a gente estar no que é da gente, dá vontade até de botar o documento num quadro com moldura na parede”, brincou a dona de casa Vanderleia Felipe da Silva, de 33 anos, que mora no condomínio desde a inauguração e veio do Mandela de Pedra, comunidade em Benfica onde a casa dela enchia com qualquer chuva e estava em área de risco.

Betânia Alves, 47 anos, cadeirante e dançarina profissional de um grupo de pessoas com deficiência que faz apresentações de dança de salão, resumiu assim o sentimento de receber seu RGI: “É a realização de um sonho, estou muito agradecida”.

No momento de receber o documento em mãos, muitos moradores não seguravam a emoção. Regina Aquino dos Santos ergueu o papel e comemorou como se fosse um gol. “É o dia mais feliz da minha vida”, descreveu.

Minha Casa Minha Vida

Há duas formas de participação no programa: por reassentamento ou por sorteio, quando o candidato se inscreve para ser contemplado com o imóvel. O valor da prestação varia de R$ 80 a R$ 270 mensais. Os interessados devem ter mais de 18 anos e se inscrever na Rua da Constituição 34, Centro. Para a adesão é preciso apresentar a documentação original do titular do cadastro e do cônjuge, se houver. Os documentos são: carteira de identidade, certidão do registro civil, CPF, comprovante de residência, contracheque ou comprovante de benefícios que prove renda e certidão de nascimento de filhos menores de 18 anos. Podem participar do programa pessoas que não têm casa própria ou financiamento habitacional em qualquer localidade do Brasil e que nunca foram beneficiadas por programas de habitação social do governo.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Hudson Lopes
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.