Crivella entrega certificados do programa Adote.Rio

Crivella entrega certificados do programa Adote.Rio

Certificados foram entregues a representantes de iniciativas ligadas ao esporte no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) entregou nesta segunda-feira (15), no Palácio da Cidade, em Botafogo, certificados do programa Adote.Rio a representantes de iniciativas ligadas ao esporte e que são responsáveis pela adoção de duas praças e uma estátua nas zonas Sul e Norte. Os parceiros são a Escolinha Bernard de Vôlei de Praia, o Esporte Clube LL Gladiadores e a Academia Carlson Gracie.

“Esse esforço da prefeitura é para transformar sementes em árvores que deem frutos”, disse Crivella, referindo-se a esportistas que podem ser revelados em projetos sociais. “Se não dermos espaço para a criatividade do nosso povo, ela poderá se transformar em violência”, completou o prefeito.

A escolinha de vôlei de praia adotou e cuida, há 20 anos, da Praça Celso da Rocha Miranda, que fica ao lado do Shopping Tijuca, na Avenida Maracanã, na Zona Norte. Já o Esporte Clube LL Gladiadores, dedicado a formar atletas para maratonas aquáticas, mantém a Praça dos Pescadores, no Posto 6, em Copacabana. E a academia de lutas vai inaugurar, em 12 de agosto, uma estátua em tamanho natural de Carlson Gracie – um dos precursores do MMA (Artes Marciais Mistas, na sigla em inglês), falecido em 2006 – em frente ao prédio onde funciona, na Rua Figueiredo de Magalhães, 414, em Copacabana.

“Precisamos ocupar cada vez mais os espaços públicos, praças e parques com famílias. O Adote.Rio é uma ferramenta importantíssima nesse momento de crise”, disse o secretário municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, Felipe Michel.

Cristina Monteiro, diretora de planejamento e projetos da Fundação Parques e Jardins, adiantou que o governo municipal vem estimulando e valorizando novos esportes no programa de adoções, como o Basquete 3×3.

“Comemoramos hoje adoções emblemáticas, não só físicas, como de paixão pela cidade. A adoção da praça pela escolinha do Bernard é a mais antiga que a gente tem no município, e congrega todas as classes sociais. É um exemplo”, elogiou.

Saiba mais sobre as iniciativas no esporte:

Escolinha Bernard de Vôlei de Praia

Há 20 anos, Fernando Duarte adotou a praça Celso da Rocha Miranda, na Tijuca, e fundou a Escolinha Bernard de Vôlei de Praia, que já revelou vários talentos, entre eles o campeão olímpico Bruno Schmidt. É um projeto 100% social, que beneficia alunos de comunidades vizinhas, como Formiga, Borel, Turano e São Carlos, e de outros bairros. Crianças a partir de 8 anos têm aulas ali, e pelo menos 30 mil alunos de todas as idades já passaram pela escolinha.

– Talentos no esporte precisam também de espaços públicos para serem revelados. E nos orgulhamos de ser pioneiros na adoção de praças no município. Esta é uma cidade com vocação espontânea para a prática de esportes. Eu tenho certeza que, através dos estímulos da Prefeitura e dessas adoções, vamos motivar novos adotantes – disse Bernard Rajzman, um dos maiores ídolos do vôlei nacional criador do saque “Jornada nas Estrelas”.

LL Gladiadores

Em 2009, o nadador Luiz Lima implantou no posto 6, em Copacabana, o projeto “Natação no Mar”. O lugar se tornou ponto de encontro de nadadores de maratonas aquáticas e palco das mais importantes competições da modalidade na cidade, inclusive nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, quando aconteceram as provas da maratona aquática em mar aberto.

Em 2013, um grupo de 92 nadadores fundou o Esporte Clube LL Gladiadores, com o intuito de desenvolver atividades esportivas relacionadas à natação em águas abertas, além de promover, apoiar e divulgar o desenvolvimento de projetos relacionados à preservação ambiental dos oceanos, especialmente no que se refere à orla da cidade do Rio de Janeiro e à Praia de Copacabana.

Os Gladiadores perceberam que a “Praça dos Pescadores” era um espaço subaproveitado e procuraram a Fundação Parques e Jardins com um projeto de adoção do lugar. A partir daí foi implementado um novo projeto paisagístico, e os nadadores ficaram encarregados da manutenção do espaço.

– Resgatamos, com a ajuda e união dos nadadores, a Praça dos Pescadores. Atualmente, é um dos pontos mais frequentados por cariocas e turistas, e também por cerca de 150 nadadores. Entendemos que a Prefeitura não pode cuidar de tudo sozinha. Temos que fazer nossa parte – justificou a nadadora Juliana Trindade, diretora social do LL Gladiadores.

Academia Carlson Gracie

Carlson Gracie é um dos maiores nomes das artes marciais de todos os tempos. Seja como lutador, precursor dos grandes duelos do Vale Tudo, hoje MMA, ou como treinador e criador da maior legião de faixas-pretas da história do jiu-jítsu, imbatível por muitos anos. Sua academia, na Rua Figueiredo Magalhães, em Copacabana, revelou inúmeros campeões da arte suave e do MMA. Carlson – falecido em 1º de fevereiro de 2006 – foi o responsável pela popularização do jiu-jítsu no Brasil e no mundo.

Foi aí que o filho do lutador, Carlson Júnior, teve a ideia de procurar a Fundação Parques e Jardins com um projeto da estátua de Carlson Gracie, em tamanho real, entre as ruas Figueiredo Magalhães e Tonelero, em Copacabana, onde fica a academia da família. A estátua será erguida e conservada pela academia, sem dinheiro público.

“Não tenho palavras para expressar tamanha gratidão e alegria. Ao mesmo tempo, é um grande incentivo ao esporte”, comentou Marly Grace, viúva de Carlson Gracie.

Mais sobre o Adote.Rio

O Adote.Rio foi lançado pela Fundação Parques e Jardins, órgão hoje vinculado à Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, em dezembro de 2018. O objetivo da plataforma digital é estabelecer parcerias com pessoas físicas, empresas, associações de moradores e demais segmentos da sociedade para que praças públicas, jardins e áreas verdes sejam preservados. O programa estimula a apropriação dos espaços públicos pelos cidadãos (qualquer pessoa pode se candidatar a ser adotante) e promove o melhor uso desses locais.

De janeiro a abril deste ano, 267 adoções já foram efetivadas por meio do portal. Atualmente, a cidade do Rio soma 1,5 milhão de metros quadrados de áreas adotadas, o equivalente a três Quintas da Boa Vista. Entre outros locais potencialmente adotáveis, estão 2.200 praças urbanizadas, 36 parques urbanos, 1.300 monumentos e chafarizes e 450 quilômetros de ciclovia.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Marcos de Paula

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.