Crivella dá posse a integrantes do novo Conselho Municipal de Turismo

Crivella dá posse a integrantes do novo Conselho Municipal de Turismo

Objetivo é desenvolver políticas públicas para alavancar o setor na cidade do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) deu posse na manhã de segunda-feira (19), no Palácio da Cidade, aos integrantes do novo Conselho Municipal de Turismo. Criado pelo decreto municipal 46.241, no último dia 18 de julho, o conselho tem por objetivo desenvolver políticas públicas para o setor e, com isso, alavancar o turismo na cidade e no estado, por meio de projetos integrados que vão auxiliar na geração de negócios, emprego e renda.

“O conselho certamente nos dará diretrizes, nos indicará onde podemos agir para incentivar cada vez mais o turismo no Rio de Janeiro. Somos o Rio de Janeiro de encantos mil, a cidade mais linda do Brasil”, disse o prefeito.

Ao todo, 38 entidades, entre públicas e privadas, fazem parte do conselho, que será presidido pelo secretário municipal de Turismo, Paulo Jobim. Entre os desafios do novo conselho, está o de tornar ainda mais expressivos os números do setor na cidade. Dados da ABIH-RJ mostram que, no comparativo 2018-2019, houve crescimento na ocupação hoteleira no estado no primeiro trimestre. A média em 2018 fechou em 57,98% e em 2018, 76,12%.

“O papel, a missão deste conselho é construir políticas públicas na área de turismo de longo e médio prazo, de olho no futuro mas com os pés no chão. Desenvolver um plano estratégico com metas e ações. Atender a necessidade de superar obstáculos que restringem o potencial turístico. Precisamos nos reunir e pensar juntos”, disse Paulo Jobim.

Um caminho que já começou a ser percorrido. O Rio de Janeiro se destaca como a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Fórum Mundial de Cidades, exposições e concursos públicos.

“É um reconhecimento à diversidade do patrimônio arquitetônico da cidade que atravessa cinco séculos. Que espetáculo é o Rio de Janeiro! Que orgulho de viver aqui”, afirmou Paulo Jobim.

Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” e expectativa de público de 20 mil profissionais da área, o congresso vai transformar o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo. Promovido pela UIA e com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento convida especialistas e entusiastas de metrópoles mais dinâmicas, justas e sustentáveis a debater, entre os dias 19 e 23 de julho de 2020, soluções para os desafios urbanos.

Para aquecer ainda mais esse mercado, o Rio está buscando aumentar sua oferta de lazer. Já em novembro, o Porto Maravilha ganha uma nova atração turística, a Roda Gigante do Rio. Além de gerar 70 empregos diretos, o empreendimento deverá movimentar ainda mais a região, proporcionado grande impacto econômico, com abertura de novos negócios. Com 90 metros de altura, ela terá vista para vários outros pontos turísticos da cidade. A estimativa é que a nova atração turística da cidade atraia 20 mil pessoas por dia.

Durante seu discurso no evento, o prefeito defendeu a instalação de cassinos na cidade como forma de atrair emprego e renda. Uma maneira de incentivar ainda mais o turismo no Rio. Ele ressaltou também os grandes investimentos que vêm sendo feitos nas áreas de manutenção e segurança.

1,3 milhão de turistas chegaram ao país pelo Rio

Segundo dados do Ministério do Turismo (Mtur), em 2018, o Brasil recebeu mais de seis milhões de turistas internacionais, dos quais cerca de 1,3 milhão chegaram pelo Rio de Janeiro. A principal motivação para visitas ao país, segundo o estudo do MTur, é o lazer, que alcança 58,8% do total. Negócios e eventos ficam com 15,6% e outros motivos, 25,6%.

Considerando a categoria Lazer (Sol & Praia, Ecoturismo, Cultural, Esportes), a cidade do Rio de Janeiro se destaca como o destino mais visitado. Na categoria “Sol & Praia”, a capital fluminense ficou, em 2017, em 1º lugar do país, abocanhando 22,9% de todos os visitantes. Já em “Ecoturismo”, alcançou 32,5%, também em primeiro lugar. No turismo cultural, o Rio mantém a dianteira, alcançado seu melhor resultado, 50,2%.

Os grandes eventos da agenda cultural da cidade, como Réveillon e Carnaval, já mostram a força do turismo no Rio. No último Réveillon, a cidade recebeu 2,8 milhões de turistas, sendo 155 mil estrangeiros e 1.245 mil nacionais.

No Carnaval de 2019, 1,62 milhão de turistas visitaram a cidade, o que representa um crescimento de 8% em relação à folia em 2018, quando o Rio contou com a presença de 1,5 milhão de turistas. A ocupação hoteleira, segundo a ABIH, foi de 90,6 %, um aumento de 3,6% em relação ao evento de 2018. A movimentação da economia no Carnaval gerou receita de R$ 3,78 bilhões para o Rio, um crescimento de 26% se comparado a 2018, quando o valor foi de R$ 3 bilhões.

Cerca de 150 pessoas participaram do evento desta segunda-feira, entre elas o secretário estadual de Turismo, Otávio Leite, o vereador e presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores, Marcelo Siciliano, e o deputado estadual e presidente da Comissão do Turismo da Assembleia Legislativa, Welberth Rezende. A cerimônia contou ainda com a apresentação da Orquestra Juvenil Carioca, que na abertura tocou o Hino Nacional.

Veja a seguir a lista de participantes do novo Conselho Municipal de Turismo do Rio

– ABAV RJ – Associação Brasileira de Agencias de Viagens
– ABEOC RJ – Associação Brasileira de Empresas de Eventos
– ABIH RJ – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
– Associação Comercial do Rio de Janeiro
– ABOTTC – Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais
– Abrasel RJ – Associação Brasileira de Bares Restaurantes
– Apresenta Rio – Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins
– ABBTUR- Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo
– Associação Brasileira de Jornalista de Turismo-Secção RJ
– Bito – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional
– BPTUR – Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas
– Deat – Delegacia de Apoio ao Turista
– FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação
– Fecomércio – Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro
– Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
– Sesc – Serviço Social do Comércio
– Rio Convention & Visitors Bureau
– Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / RJ
– SINDHotéis – Sindicato dos Hotéis do Município do Rio de Janeiro
– SindRio – Sindicato de Hotéis Bares Restaurantes
– Comissão de Turismo da Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro
– Setur – Secretaria de Turismo de Estado RJ
– Funarte
– Secretaria Especial de Turismo – Setur (Município)
– Secretaria Municipal de Meio Ambiente
– Subsecretaria Municipal de Esporte
– Secretaria Municipal de Ordem Pública
– Secretaria Municipal de Cultura
– Secretaria Municipal de Fazenda
– Guarda Municipal do Rio de Janeiro
– Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur)
– Rio Eventos Especiais
– Coordenadoria Geral de Relações Internacionais, do Gabinete do Prefeito
– Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos
– Agência de Fomento do Município do Rio de Janeiro (Fomenta Rio)
– Subsecretaria do Legado Olímpico
– Instituto Municipal Pereira Passos
– Secretaria Municipal de Transportes

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Edvaldo Reis

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.