Crivella comemora sucesso do cartão de estacionamento para idosos pela internet

Por determinação de Crivella, o Iplan-Rio desenvolveu um sistema que tornou o Rio a primeira cidade do país a oferecer o benefício por meio da internet em todas as etapas

Publicado em 28/7/2018 - 00:00

Crivella comemora sucesso do cartão de estacionamento para idosos pela internet
Por determinação de Crivella, o Iplan-Rio desenvolveu um sistema que tornou o Rio a primeira cidade do país a oferecer o benefício por meio da internet em todas as etapas

Rio de Janeiro (RJ) – Em menos de um mês, cerca de duas mil pessoas conseguiram seu Cartão de Estacionamento de Idoso em minutos e sem sair de casa. Bastou acessar a internet, preencher um cadastro simples no site Carioca Digital (https://carioca.rio) e imprimir o documento. Por determinação do prefeito Marcelo Crivella (PRB), o Iplan-Rio, empresa de tecnologia da Prefeitura, desenvolveu um sistema que tornou o Rio a primeira cidade do país a oferecer o benefício por meio da internet em todas as etapas, do cadastro à impressão, a quem tem 60 anos ou mais.

Antes, só era possível obter o cartão por meio de um cadastro presencial em um dos dez postos fixos da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) espalhados pela cidade. Segundo o último censo do IBGE, cerca de um milhão de cariocas têm mais de 60 anos, todos com direito de imprimir o documento e parar em vagas destinadas exclusivamente a idosos em estacionamentos públicos e privados.

Nas 1.618 vagas dos estacionamentos públicos do município voltadas para idosos, quem estiver com o Cartão de Estacionamento de Idoso estará isento de pagamento. Em estabelecimentos privados, os portadores do cartão poderão estacionar nas vagas destinadas a idosos, mas o pagamento será de acordo com a política do local. E quem já tiver obtido o seu cartão antes não precisa se preocupar: ele continua em vigor.

“Somos pioneiros em oferecer esse conforto a quem tanto já contribuiu para a sociedade. É uma forma rápida e simples de garantir um benefício, sem os transtornos da burocracia e de deslocamentos que, muitas vezes, representam um sacrifício para o idoso. Nosso esforço diário é o de oferecer serviços cada vez mais eficientes, com o auxílio das ferramentas tecnológicas que facilitam a vida de todos”, explicou Crivella.

Para organizar o processo, cada CPF só pode emitir um cartão de estacionamento para idoso. O número de processo permite a realização de auditoria, dando confiabilidade ao sistema. Todos os cartões terão um QR Code – código que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica. O QR Code garante ainda mais transparência ao processo e possibilidades de controle, pois qualquer cidadão poderá escanear o código do cartão e agir como um fiscal do serviço.

Vale lembrar que, em junho de 2017, uma resolução da Prefeitura do Rio ampliou o universo dos beneficiários, contemplando os idosos acima de 60 anos, não mais de 65, além de desvincular o usufruto do cartão de um carro específico. Outra novidade: a validade do documento passou a ser de cinco anos. Quem preferir pode continuar requisitando o cartão nos postos da SMTR.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend