Crivella comemora aniversário de projeto que une golfe e educação ambiental

Prefeito do Rio de Janeiro celebrou com 300 alunos de escolas da rede municipal, os dois anos do projeto “Golfe Que Te Quero Golfe nas Escolas”

Publicado em 15/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 16:26

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) celebrou nesta terça-feira (14), com 300 alunos de escolas da rede municipal, os dois anos do projeto “Golfe Que Te Quero Golfe nas Escolas”, que ensina aos estudantes noções do esporte e de como preservar o meio ambiente. O programa é uma iniciativa do Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

“Hoje, vocês vão passar um dia inesquecível aqui no campo de golfe com seus professores”, disse Crivella, dirigindo-se aos alunos. “Cada um de vocês é um talento único, não existe ninguém igual a você no mundo inteiro. De tal maneira que seus sonhos vão se realizar, com fé em Deus, respeitando papai e mamãe, respeitando a professora e sendo um bom colega na sala de aula”, completou o prefeito.

A cada mês, uma escola por vez, 100 alunos da rede municipal passam o dia no campo de golfe. As exceções são os períodos de férias, em janeiro, julho e dezembro. São crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 15 anos. As visitas são divididas em três partes: teoria esportiva, educação ambiental e aula prática.

Os estudantes assistem a palestras sobre golfe e cuidados com o meio ambiente. Aprendem sobre a fauna e a flora do Campo Olímpico de Golfe, onde existem diversos tipos de plantas e animais, como capivaras, pássaros e até jacarés. Depois, participam de debates sobre sustentabilidade e preservação ambiental.

A visita inclui o plantio de mudas. Na atividade desta terça-feira, foram plantadas 20 espécies diferentes de árvores, entre elas, olho de cabra, ingá, pitanga e ipê. O aluno especial João Paulo Freitas da Costa, 23 anos, do Instituto de Inclusão Social (Iris), plantou pé de pitanga, ao lado da geógrafa e coordenadora de Educação Ambiental, Janice Peixoto. “Viva, plantei uma árvore!”, festejou João Paulo, batendo palmas.

O programa oferece ainda o primeiro contato com o esporte, na prática. É quando meninos e meninas recebem dicas de como manusear o taco de golfe e de como manter a postura ideal para obter maior alcance da bola no arremate. Alunos com habilidades esportivas identificadas por instrutores e pais podem voltar ao local e frequentar aulas gratuitas.

Beatriz Rocha, 10 anos, aluna da Escola Municipal Dom Armando Lombardi, ficou encantada: “Não imaginava que esse esporte fosse tão legal. Quero voltar aqui”, vibrou.

Na comemoração de dos dois anos do projeto, sete escolas municipais foram representadas (veja a lista mais abaixo). Entre elas, a Escola Especial Municipal Professora Maria Terezinha de Carvalho Machado, de alunos com necessidades especiais. “De 30% a 40% dos 100 alunos mensais frequentam os núcleos de PCDs (Pessoas Com Deficiência)”, informou Carlos Favoreto, presidente do Campo Olímpico de Golfe.

Escolas municipais participantes da comemoração

Escola Municipal João Batista – Cidade de Deus;
Escola Municipal Alphonsus Guimarães – Pechincha;
Escola Municipal Luiz Camilo – Taquara;
Escola Municipal Dom Armando Lombardi – Praça Seca;
Escola Municipal Francis Hime – Jacarepaguá;
Escola Especial Municipal Professora Maria Terezinha de Carvalho Machado – Praça Seca;
Escola Municipal Sobral Pinto – Praça Seca.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Paulo Sérgio

Reportar Erro
Send this to a friend