Crivella assina acordo para desmontar Arena do Futuro

Toda a estrutura de aço e concreto será utilizada na construção de quatro escolas no município da Baixada Fluminense

Publicado em 26/3/2018 - 00:00

Crivella assina acordo para desmontar Arena do Futuro
Toda a estrutura de aço e concreto será utilizada na construção de quatro escolas no município da Baixada Fluminense

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) assinou, na sexta-feira (23), protocolo de intenções com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, para a desmontagem da Arena do Futuro, que sediou jogos de handebol na Olimpíada Rio-2016 e de golbol na Paralimpíada. Toda a estrutura de aço e concreto será utilizada na construção de quatro escolas no município da Baixada Fluminense.

O acordo, assinado na Arena 1 do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, prevê um plano de viabilidade técnica e econômica para a desmontagem. Técnicos das duas prefeituras e do Ministério vão analisar como fazer o serviço e o que caberá a cada uma das partes. O prazo de vigência do protocolo é de 360 dias, renováveis. Os custos da desmontagem ainda serão definidos.

Segundo o documento, é responsabilidade da Prefeitura do Rio “buscar junto ao Ministério dos Esportes os recursos necessários para a desmontagem” e “licitar e contratar empresa especializada” para realizar a tarefa. Duque de Caxias ficará com a missão de construir as escolas.

“Muita coisa que foi construída no Rio teve a colaboração do povo da Baixada Fluminense, que envia um capital humano extraordinário para a cidade. Nada mais justo, portanto, que a Baixada receba um legado olímpico como retribuição dos cariocas. O legado olímpico na área de educação é tudo o que desejamos”, afirmou o prefeito Crivella, ao lado da subsecretária municipal do Legado Olímpico, Patrícia Amorim.

O ministro Picciani destacou a importância da iniciativa das duas prefeituras em atuarem juntas em prol do legado da Arena do Futuro. “A intenção do Ministério do Esporte é ajudar o Rio e Duque de Caxias a concluir a destinação do legado olímpico prevista para a Arena do Futuro, que é a construção de quatro escolas públicas. Esse é um legado pela educação. O protocolo de intenções está assinado e vamos trabalhar para torná-lo realidade”, comentou Picciani.

O prefeito Washington Reis agradeceu a parceria, que chamou de presente para seu município. “Vou cuidar de cada parafuso e prestar contas de tudo. Caxias está apaixonada por esse projeto”, disse, voltando-se para o general Santos Filho, diretor de infraestrutura do Ministério do Esporte, e para o presidente da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), Paulo Márcio, também presentes ao encontro.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend