Crivella anuncia novidades do Réveillon Rio 2020 em Copacabana

Crivella anuncia novidades do Réveillon Rio 2020 em Copacabana

Serão quatro palcos, com o tema “Amor a Cada Vista”, de exaltação à cidade, e destaque para título de Capital Mundial da Arquitetura

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) anunciou nesta terça-feira (3) os detalhes da festa de Réveillon na Praia de Copacabana. Uma das novidades é que haverá quatro palcos: o principal, em frente ao Hotel Belmond Copacabana Palace; e outros três, em pontos estratégicos, na altura da Rua Anchieta, no Leme; na altura da Rua Hilário de Gouveia; e entre as ruas Bolívar e Barão de Ipanema. A maior e melhor festa da virada do ano no mundo estará ainda mais grandiosa, com expectativa de superar o recorde de 2,8 milhões de pessoas, obtido na chegada de 2019.

“Essa ideia de mais três palcos em Copacabana não só privilegia o trânsito, mas também dá espaços à canção gospel, que é na nossa cidade o primeiro lugar disparado nas rádios. Essa música, pela primeira vez, terá palco especial para ela. Pela primeira vez, também, teremos o réveillon transmitido ao vivo nas redes sociais da Prefeitura. Estamos falando de uma festa de mais de R$ 10 milhões, e queria agradecer muito a todos os nossos patrocinadores. O réveillon do Rio é fantástico e se espalha pelo mundo. Quem vem sempre volta, as pesquisas com turistas comprovam isso – disse Crivella”, na apresentação da festa, no Hotel Fairmont, em Copacabana.

O tema da festa, “Amor a Cada Vista”, remete à beleza natural e arquitetônica da Cidade Maravilhosa, que em 2020 se torna também a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título concedido pela Unesco e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). A proposta é que o turista fotografe e filme as deslumbrantes paisagens e construções cariocas e as divulguem nas redes sociais, com a hashtag #vemprorio.

“Não há festa no mundo que reúna três milhões de pessoas, como na Praia de Copacabana. Estamos trabalhando para superar os números de 2019, e vamos conseguir. Podem esperar por uma festa grandiosa, que vai reverberar mundo afora”, destacou o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

Show pirotécnico e trilha sonora

A tradicional queima de fogos, com produção da Vision Show, terá 14 minutos de duração. O espetáculo pirotécnico contará com trilha sonora sincronizada, desenvolvida especialmente pelo músico Daniel Lopes, e começará pontualmente à meia-noite. Serão 10 balsas, com 16,9 toneladas de fogos com bombas de alto, médio e de baixo calibre e, claro, artefatos inéditos.

O público pode se preparar para novidades nas cores, na diversidade de bombas e na trilha sonora. A estrutura da festa contará ainda com sete telões para o público acompanhar os shows, 16 torres de comunicação com sonorização, 800 banheiros químicos, 4 postos médicos e 30 torres da Polícia Militar.

Criado por Abel Gomes, VP de criação e sócio da SRCOM, o palco tem 48 metros de largura e 16 metros de altura, três telões de LED e iluminação especial.

A festa da virada tem patrocínio da TIM Brasil e do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura / Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Palco principal terá também abertura oficial do carnaval

A estrutura montada em frente ao hotel Belmond Copacabana Palace será mantida para uma apresentação inédita do Bloco da Favorita, no dia 12 de janeiro de 2020. A apresentação abrirá as comemorações carnavalescas e contará com participações especiais de outros artistas, movimentando o turismo na cidade com a união das nossas duas maiores festividades. Vale ressaltar que trata-se de um show no palco principal do réveillon – e não será um bloco circulando pelas ruas de Copacabana, mantendo os megablocos apenas no Centro, como no carnaval de 2019.

A ideia é atender à demanda da rede hoteleira, aumentando a permanência do visitante no Rio e o fluxo turístico no período entre réveillon e carnaval, e aproveitar a vocação turística da Cidade Maravilhosa.

Ocupação dos hotéis

Segundo pesquisa do Hotéis Rio, a média de ocupação dos hotéis cariocas, até o momento, está em cerca de 75% na capital, para os pacotes de 28 de dezembro a 1º de janeiro, mas a expectativa é de ultrapassar 90% na noite da virada. Há regiões com maior procura que já registram índices acima de 80%, como é o caso de Ipanema/Leblon e Flamengo/Botafogo, com 86% de quartos ocupados. Para a noite da virada, algumas regiões já registram média acima dos 90%, confirmando a expectativa da hotelaria.

Réveillon sustentável

A Comlurb prepara um esquema especial de limpeza. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana mantém uma estratégia para garantir que a festa da virada de ano seja sustentável, desde o réveillon 2013/2014. Na praia de Copacabana serão disponibilizadas quatro tendas em pontos da orla e 120 garis da coleta seletiva ficarão responsáveis por selecionar o material reciclável durante toda a noite do dia 31 para ser entregue na manhã do dia 1° de janeiro de 2020 à cooperativa Transformando, localizada no Ecoparque do Caju. Após a limpeza da faixa de areia e das pistas na manhã do dia primeiro, os resíduos também serão entregues aos catadores cooperativados da Transformando. A limpeza sustentável se estenderá a todas as praias da cidade que terão festa com apoio da Prefeitura.

Réveillon em outros nove pontos da cidade

A festa da virada acontece em outros oito palcos distribuídos em diferentes bairros, localizados no Flamengo, com direito a queima de fogos disparados de três balsas, Ilha de Paquetá, Ilha do Governador, Parque de Madureira, Sepetiba, Guaratiba, Piscinão de Ramos e Penha.

Já na Barra da Tijuca serão 12 pontos de queima de fogos, com duração de 5 a 15 minutos, e cerca de cinco toneladas para iluminar o céu da região. Os hotéis Whydham Barra, Windsor Marapendi, CDesign Hotel Recreio, Hilton Barra, Marriott, Ramada Recreio, Windsor Barra e Grand Mercure participam da queima ao lado dos shoppings Barra World, Village Mall, além do condomínio Ilha Pura e do Quebra-Mar da Barra. Dois shows patrocinados pelos hotéis Windsor Barra e Grand Mercure completam a experiência de quem escolher a Barra da Tijuca para passar a festa da virada.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Marcos de Paula
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.